Bolsas europeias operam em alta, lideradas por ações do setor de mineração
As principais bolsas europeias operam em alta nesta quinta-feira (11), impulsionadas pelas ações do setor de mineração e à espera pelo plano de ajuda fiscal à Grécia por parte da União Europeia, que se reúne para debater o impasse.
O avanço das commodities contribui para o desempenho dos papéis do setor de mineração em Londres, a exemplo de Xstrata (+4,30%) e Anglo American (+4,20%), que também são favorecidas pelo resultado acima do esperado da Rio Tinto, revelando o bom momento do setor.
O lucro líquido da terceira maior mineradora do mundo somou US$ 2,4 bilhões durante o segundo semestre de 2009, recuperando-se do prejuízo postado no mesmo período de 2008. O resultado, acima do esperado, faz com que as ações da Rio Tinto disparem cerca de 4,50% na bolsa londrina.
Do outro lado, os papéis do grupo telefônico britânico BT recuam mais de 4%, atingindo o menor patamar desde março do ano passado, em função das preocupações quanto à viabilidade do plano de pensão da empresa.
Na Suíça, as ações do Credit Suisse sobem mais de 2,50%, após o banco revelar lucro de US$ 746 milhões no quarto trimestre e o CEO da empresa, Brady Dougan, afirmar estar “muito confiante” com o desempenho da instituição em 2010.
PIB da Espanha
O PIB (Produto Interno Bruto) da Espanha recuou 0,1% durante o quarto trimestre de 2009 em relação ao trimestre anterior, em linha com o esperado pelo mercado. Na variação anual, a queda foi de 3,1%.
Confira as cotações
O índice FTSE 100 da bolsa de Londres se destaca, subindo 1,25% e atingindo 5.196 pontos. Já o CAC 40 da bolsa de Paris negocia em alta de 0,99% chegando a 3.672 pontos, enquanto o DAX 30 da bolsa de Frankfurt valoriza-se 0,66% a 5.573 pontos.
Já o Euro Stoxx 50, índice calculado pela agência Dow Jones e que mede o desempenho das 50 principais ações da Europa Continental opera em alta de 0,79%, atingindo a 2.722 pontos.
Fonte: InfoMoney
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário