Bovespa segue mercados do exterior e abre em alta
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu o pregão de hoje em alta, replicando o tom positivo dos mercados nesta última semana de 2009. Espremidos entre as festividades do Natal e as comemorações da chegada de um novo ano, os três dias úteis finais de negociação da Bolsa local devem ser fracos, em termos de liquidez, e direcionados pelo comportamento externo. Às 11h06, o índice Bovespa (Ibovespa) subia 0,74%, aos 68.088 pontos.
Com ganhos da ordem de 80% no acumulado ano, a Bovespa deve reservar poucas surpresas nesta semana, já que diversos investidores já encerraram as posições e só devem retornar aos negócios no primeiro dia útil de 2010. Segundo analistas, a maior movimentação deve ficar reservada para o último pregão de 2009, na quarta-feira (dia 30), quando será conhecida a terceira e definitiva prévia da carteira teórica do Ibovespa, válida para janeiro a abril do ano que vem.
A segunda prévia, divulgada pela Bolsa no dia 16, confirmou a presença da LLX e trouxe como novidade a entrada das ações de outra empresa do Grupo EBX, a OGX. Hoje, a empresa de petróleo e gás anunciou a segunda descoberta no poço OGX-3, em continuidade à descoberta comunicada em 18 de dezembro, em águas rasas da Bacia de Campos. A OGX prevê nos próximos dias iniciar um teste de formação para verificar as características dos reservatórios.
No exterior, os mercados amanheceram em alta na Europa, com as Bolsas de Paris e Frankfurt nos maiores níveis em 14 meses, em reação a notícias favoráveis da semana passada vindas da Ásia. O volume de negócios é fraco, especialmente com a Bolsa de Londres fechada devido a um feriado. Em Wall Street, a agenda esvaziada de indicadores econômicos hoje deixa os agentes divididos em renovar as marcas ou em manter o ritmo lento que dominou as bolsas em boa parte deste mês, à espera de dados de imóveis e da confiança do consumidor nos EUA que saem ainda nesta semana.
Fonte: Agência Estado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário