Gaps. Você sabe o que são e como identifica-los?
Identificados por um espaço vazio entre dois candles, os gaps são muito importantes pois podem nos informar qual será o próximo movimento dos preços. Dependendo do contexto e dos próximoscandles, o gap pode ser classificado em:
O gap comum é aquele que logo é fechado. O gap de corte ocorre junto a um rompimento de uma linha de tendência ou de um suporte ou resistência. O gap de continuidade ocorre no meio de uma tendência e o gap de exaustão indica que apenas ocorrerá mais um candle antes da reversão. Uma tendência poderá possuir 3 gaps (corte, de medida e de exaustão): com isso, há uma técnica que consiste em operar contra uma tendência após a ocorrência de 3 gaps.
É muito provável o fechamento (preenchimento do espaço vazio) de um gap e, quando isso ocorre, o movimento é bastante contundente. Vale ressaltar também que um gap tende a se tornar uma forte zona de suporte/resistência. Estão ilustrados abaixo os diferentes gaps existentes (em vermelho): 1. Comum, 2. Corte, 3. Continuação e 4. Exaustão. Repare por exemplo que muitosgaps ocorridos na abertura são preenchidos. O estudo de tal movimento é de grande valia para ooperações de Day Trade:
![Análise](http://dinheirama.com/blog/wp-content/uploads/2009/09/dinheirama_analise_tecnica_gap_figura1.jpg)
Ilha de reversão
Formada por dois gaps, a ilha de reversão é forte padrão de reversões duradouras: