Suportes e Resistências

No primeiro texto desta série, intitulado "Análise Gráfica - Investindo em ações com inteligência", escrevi sobre a Análise Gráfica e suas características fundamentais. O tema deste artigo refere-se a uma das mais básicas matérias estudadas pela análise gráfica, mas que reflete muito bem a psicologia do investidor. Os níveis de Suporte e Resistência são preços onde ocorrem reversões na tendência da ação, mas que, se rompidos, impulsionam a ação em um grande movimento.
Os níveis de suporte e resistência são extremamente importantes na análise gráfica: são níveis onde geralmente ocorrem reversões, pois servem como barreiras psicológicas onde ocorrem uma maior concentração de ordens de venda (resistência) e de ordens de compra (suporte).
Veja um exemplo de resistência:

O rompimento do suporte ou resistência fomenta um abrupto movimento de impulsão. Isso ocorre devido a dois principais fatores: 1) ausência de ordens de venda após o nível de resistência e de ordens de compra após o nível de suporte; e 2) presença de ordens de compra após o nível de resistência (stop dos vendidos a descoberto) e de ordens de venda após o nível de suporte (stopdos comprados). Veja mais um exemplo:

Após ultrapassados, os níveis de suporte e resistência passam a exercer influência oposta nos preços das ações. Ou seja, um suporte vira resistência e uma resistência se torna um suporte.

Em nosso próximo artigo seguiremos na introdução dos conceitos mais fundamentais da Análise Gráfica e focaremos na apresentação do Candlestick, conhecido também como gráfico de velas. Ao final da parte conceitual teremos também exemplos reais e comentários (análises) sobre determinados ativos.
Fonte: Bussola do Investidor