Cenário Corporativo. As novidades que você precisa saber antes de começar o pregão

Os mercados acionários pelo mundo todo estão aguardando nesta terça-feira (29) a reunião entre os ministros das Finanças da Zona do Euro, que deve decidir novos rumos para o EFSF (Fundo Europeu de Estabilização Financeira). Enquanto isso, a Itália voltou a pagar juros recordes de 7,89% em um leilão de títulos públicos.

As bolsas da Ásia estenderam a valorização observada na véspera e fecharam em alta, mas a maioria dos benchmarks europeus iniciou a manhã em queda, pressionados por papéis de bancos, com o continente também sob suspeita de rebaixamentos da nota de crédito de países e instituições. Mesmo assim, muitos oscilam em torno da estabilidade também para o campo positivo.

Resultados da aviação nacional

Os dados referentes ao mercado brasileiro de aviação podem impactar o pregão na BM&F Bovespa. Isso porque, segundo as informações da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a TAM (TAMM4) reduziu seu controle sobre o mercado de 43,20% para 39,62% entre outubro de 2010 e de 2011.

A GOL (GOLL4) também perdeu marketshare no mesmo período, 1,8 ponto percentual para 37,08%. Enquanto isso, a Azul Linhas Aéreas subiu para 9,14% de participação, crescendo 2,51 pontos no segmento.

Dados da telefonia móvel
O setor de telefonia móvel foi outro que divulgou seus números para o mês de outubro na véspera. Foram 4,3 milhões de novas linhas, fechando os dez primeiros meses do ano com 28,7 milhões de usuários recentes, de acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

No período, a Vivo, controlada pela Telefônica Brasil (VIVT4), manteve a liderança, com 29,61% de fatia de mercado, ao passo que a TIM (TIMP3) se firmou como segunda colocada, conquistando controle de 26% do setor.

Edital de OPA do UOL

Já o UOL (UOLL4) publicou o edital de sua OPA (oferta pública de ações) nesta data. O preço das ações foi confirmado em R$ 19, e o leilão ficou para o dia 29 de dezembro. A compra de seus próprios papéis e a consecutiva liquidação serão realizadas até 4 de janeiro do ano que vem.

O objetivo da operação é fechar o capital e não negociar mais seus ativos na bolsa. Quem intermediou a precificação foi o braço de investimentos do Bradesco.

Parceria entre LLX e GE
No dia anterior, a LLX (LLXL3), empresa de logística do grupo de Eike Batista, anunciou uma parceria com a GE (General Electric) para estudar a instação de uma unidade no Superporto do Açu para atender à indústria do petróleo offshore.

Lançamento da EzTec

Por fim, a EzTec (EZTC3) comunicou um lançamento em Santo André, estado de São Paulo. O empreendimento se chama Royale Merit e tem 160 unidades, o que traz um volume geral de vendas de R$ 127,3 milhões. A previsão de entrega é até março de 2015, e a participação da companhia na obra é de 40%.


Fonte: InfoMoney