Cenário Corporativo. As notícias que você precisa saber antes de começar suas operações na bolsa

O alerta da Fitch Ratings no dia anterior, que já afetou negativamente as bolsas de Wall Street, reverbera novamente nos mercados nesta quinta-feira (17). A agência de classificação de risco acredita que os bancos dos Estados Unidos podem vir a ser contaminados com uma piora da crise da dívida na Zona do Euro.


As bolsas europeias, por exemplo, operam em queda nesta manhã, influenciadas também pelo aumento do rendimento aos bônus de Espanha e França, em relação aos títulos alemães, que continuam a ser negociados em taxas recordes.

Na Ásia, a Bolsa de Tóquio apresentou descolamento em relação às outras sessões e fechou em alta, mas na China, o setor financeiro como um todo pressionou e trouxe os índices acionários para o vermelho. Confira as notícias que podem movimentar as negociações na BM&F Bovespa:

Demissão em massa na Agrenco
A Agrenco (AGEN11) anunciou na véspera que vai demitir aproximadamente 85% de seus funcionários, em linha com o processo de recuperação judicial que a empresa enfrentou. Além disso, o comunicado diz que suas duas fábricas, do Alto do Araguaia e Caarapó, serão fechadas.

Os empregados remanescentes irão exercer apenas funções administrativas, e a companhia aproveitou para agradecer aqueles que serão retirados do quadro pelos trabalhos realizados.

Recompra de ações da Profarma
A Profarma (PFRM3) divulgou um programa de recompra de ações de sua própria emissão na quarta. O objetivo é adquirir até 1,3 milhão de papéis, o que representa menos de 10% dos ativos da empresa que hoje circulam na bolsa.

O prazo para a conclusão do processo é de 365 dias, ou até 15 de novembro de 2012. Após as compras, as ações poderão ser alienadas ou canceladas.

Marfrig manda carne para a China
Também no dia anterior, o frigorífico Marfrig (MRFG3) enviará o primeiro carregamento de carnes suínas do Brasil à China, através da marca Seara. O embarque se dará em 24 de novembro, segundo noticiou a imprensa.

Apesar de os chineses estarem entre os maiores consumidores do produto no mundo, as importações que eles realizam desse tipo de carne ainda não são expressivas. A empresa brasileira, no entanto, não fala em cifras ou na quantidade que será vendida.

Mudança de participação na Laep
O Yorkville Advisors alcançou uma participação acionária relevante na Laep (MILK11) através da compra de 13,3% de papéis classe A. A companhia, porém, afirma que essa mudança não implica em uma alienação de controle ou da estrutura administrativa da mesma.

Mundial mergulha em prejuízo
Vale também ressaltar a divulgação do balanço da Mundial (MBDL4) referente ao terceiro trimestre deste ano. No período, o prejuízo líquido foi de R$ 7,7 milhões, contra um lucro de R$ 36,4 milhões 12 meses antes. O resultado final foi negativo principalmente por conta das despesas financeiras entre julho e setembro.

Fonte: InfoMoney