Sem tendência nesta sexta, Ibovespa deve fechar a semana no azul
O Ibovespa mostra tendência indefinida neste último pregão da semana. Após oferecer ganhos de 0,6% na máxima do dia, o principal índice da bolsa brasileira operava em leve queda. A bolsa deve encerrar a semana com desempenho positivo, já que até o início desta tarde mostrava valorização de 6,5% no período.
Mais uma empresa de turismo brasileira pretende abrir seu capital na Bovespa, conforme antecipou hoje o blog Faria Lima. Trata-se da Brasil Travel, empresa fundada por Pedro Guimarães, ex-sócio do banco Pactual e atual sócio da Plural Capital.
O objetivo dos controladores da Brasil Travel é emitir ações no início do ano que vem. A oferta de ações pode ser registrada na Comissão de Valores Mobiliários nas próximas semanas. A meta é levantar entre 800 milhões e 1 bilhão de reais para comprar agências no Brasil e no exterior.
Na Europa, os principais mercados operam com ganhos expressivos. O otimismo vem de resultados melhores que o esperado do Google e da Syngenta, ofuscando a fraqueza dos bancos após novos rebaixamentos no setor. Os bancos eram destaque de queda, depois que a agência de classificação de risco Fitch cortou a nota do UBS e colocou sete outros bancos norte-americanos e europeus em revisão para rebaixamento.
Entre os bancos postos em revisão pela Fitch estavam BNP Paribas, Credit Suisse, Deutsche Bank, Société Générale e Barclays. Além disso, a agência de classificação de risco Standard and Poor's reduziu em um patamar a nota de crédito de longo prazo da Espanha de AA para AA-, com perspectiva negativa, devido ao lento crescimento, às condições fiscais ajustadas e à alta dívida do setor privado.
Fonte: Exame