Ibovespa Futuro opera em queda, ante desaceleração da economia brasileira
O Ibovespa Futuro opera em queda de 0,22% na manhã desta terça-feira (25), aos 57.280 pontos, após o benchmark da bolsa paulista avançar 2,96% no pregão anterior. Assim como no início da semana, os investidores aguardam pela reunião da próxima quarta-feira, quando deverão ser definidos os próximos passos no combate à atual crise da dívida soberana na Zona do Euro.
Enquanto os chefes de Estado da região não se encontram, os investidores também avaliam a desaceleração da economia brasileira, conforme divulgado pela Serasa Experian nesta manhã, uma vez que a expansão de 0,1% na passagem de julho a agosto deste ano foi inferior ao 0,3% do mês anterior.
Além disso, o IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor) marcou alta de 0,34% nos preços na terceira quadrissemana de outubro, valor superior aos 0,27% da semana anterior. Para o restante da sessão é esperada a nota do setor externo, publicada pelo Banco Central.
Indicadores e resultados nos EUA
No cenário externo os mercados não apresentam uma tendência definida, com os principais índices acionários da Europa em direções opostas e os contratos futuros sobre índices de ações nos EUA em queda. Por lá, o destaque fica por conta da confiança do consumidor nos EUA, bem como o preço dos imóveis medido pelo S&P/Case-Shiller, o qual utiliza uma média móvel trimestral em seus cálculos.
Por lá também chama atenção a intensificação da temporada de resultados, com números de grandes corporações, como a Xerox, Amazon, Delta Airlines, entre outras. Nesta manhã a 3M frustrou as expectativas ao reportar um lucro líquido 1,6% inferior ao do trimestre anterior e cortar as projeções para o restante do ano.
Fonte: InfoMoney