Ibovespa Futuro inicia pregão em alta ao seguir ganhos externos de quarta-feira

O Ibovespa Futuro opera em alta nesta quinta-feira (13), descolando-se do cenário internacional por conta do feriado de quarta-feira, sessão na qual as bolsas estrangeiras registraram ganhos  quando a bolsa paulista não abriu para negociações.

Na data em questão, o pregão foi impulsionado pelo discurso de José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, o qual defendeu a adoção de uma série de medidas imediatas para combater a crise, a serem discutidas no Conselho Europeu em 23 de outubro.

Entre as propostas, Barroso sinaliza para a recapitalização dos bancos europeus através, preferencialmente, do setor privado, a ampliação do EFSF (Fundo Europeu de Estabilização Financeira) e o aumento na exigência de reserva de capital das instituições.

Além disso, os dois principais partidos da Eslováquia concordaram em aprovar o fundo de resgate europeu até sexta-feira. Caso a aprovação realmente ocorra, o EFSF terá sido aprovado por todos os países membros da Zona do Euro e terá um maior poder de atuação, bem como mais recursos disponíveis.

Por fim, a ata do Fomc  (Federal Open Market Committee), publicada na terça-feira, revelou que dois membros do comitê votaram pela ampliação do programa de compra de ativos, o que configuraria uma nova rodada de alívio quantitativo.

Europa e EUA em queda
Por outro lado, os índice acionários na Europa e os contratos de juros futuros nos EUA revelam queda nesta quinta-feira, uma vez que o cenário econômico, apesar de tais notícias, permanece incerto, sendo que na Europa os papéis de instituições financeiras caem, uma vez que a exigência por uma maior reserva de capital pode pressionar o desempenho dos bancos.

Fonte: InfoMoney