Ibovespa Futuro inicia pregão em alta, guiado por reunião entre Alemanha e França
O Ibovespa Futuro revela recuperação sobre a retração observada na sexta-feira (7) ao registrar alta de 1,39%, aos 52.060 pontos, guiado positivamente por notícias advindas da Europa.
Por lá, a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês Nicolas Sarkozy negaram diferenças no plano de recapitalização dos bancos e afirmaram que, até o final deste mês, formularão um plano de combate à crise, o qual será apresentado junto à cúpula do G-20 no início de novembro.
Também impulsionam os mercados internacionais a notícia de que o braço belga do banco Dexia foi vendido à Bélgica por € 4 bilhões, além de que o país, em conjunto com a França e com Luxemburgo, implantarão um mecanismo para garantir até € 90 bilhões em financiamento por dez anos, amenizando os riscos de falência da instituição.
Inflação permanece em alta
Contudo, no cenário interno o destaque permanece por conta da inflação. Enquanto o governo já declarou que a alta dos preços deverá ser contida deste mês em diante, caminhando ao teto da meta de 6,50% neste ano, o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) mostrou alta de 0,50% na primeira semana de outubro, igual à mesma medição de setembro.
Do mesmo modo, o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) revelou aceleração de 0,43% nos primeiros dez dias de setembro para 0,45% em igual período deste mês. Enquanto isso, o Relatório Focus revelou que as expectativas para a inflação deste ano estão mantidas em 6,52%, mas, para o próximo, as projeções se incrementaram de 5,53% para 5,59%.
Fonte: InfoMoney