GRÃOS: Semana começa com preços em alta frente ao otimismo vindo da Europa

A semana começou bastante positiva para o complexo de grãos na Bolsa de Chicago. Nesta segunda-feira, por volta das 7h44 (horário de Brasília), os principais vencimentos da soja já somavam altas de mais de 15 pontos. O milho e o trigo acompanhavam o avanço e também registravam significativas altas depois das perdas recentes da última semana. Acompanhe as cotações, em tempo real, nas tabelas ao lado.

O principal termômetro para os negócios entre as commodities têm sido, há algum tempo, o andamento do mercado financeiro e da evolução dos planos para conter a crise na Zona do Euro.

As expectativas nesse início de semana são bastante positivas após a reunião da cúpula da União Europeia que aconteceu nesse domingo (23). A informação, segundo uma notícia no site do Estadão, é de os líderes anunciaram estar próximos de um acordo para frear a crise e que o anúncio do mesmo pode ser feito na quarta-feira (26).

Um dos principais pilares do pacote de medidas já foi praticamente selado e finalizado: a recapitalização dos bancos em mais de 100 bilhões. Porém, alguns líderes falaram em um provável pedido de auxílio ao FMI (Fundo Monetário Internacional) para que essas medidas possam se concretizar.

"A ideia é a de ter até quarta-feira um ambicioso pacote de medidas para salvar a estabilidade do mundo", disse José Manuel Barroso, presidente da Comissão Europeia.

Frente a boas expectativas, as commodities operam no azul com os traders mais aptos ao risco e com o temor reduzido de que uma desaceleração na economia poderia reduzir a demanda mundial por matérias-primas.

"Estamos vendo as commodities avançando hoje e isso simplesmente reflete o otimismo a cerca da questão da crise da dívida europeia. E isso traduz ainda, em parte, uma segurança para a demanda", disse o economista especialista em agronegócio, Michael Creed.

Fonte: Notícias Agrícolas