De olho em Bruxelas, dólar inicia sessão em queda de 0,61%, cotado a R$ 1,77

Projetando as incertezas externas, a sessão no mercado de câmbio nesta sexta-feira (21) inicia-se com o dólar comercial em baixa de 0,61%, cotado a R$ 1,778 na venda.

Ao longo do dia, os investidores se mantêm de olho no noticiário internacional, especialmente no da Europa, onde acontecerá a reunião da cúpula da União Europeia no final de semana, em Bruxelas.

Na véspera, a chanceler alemã Angela Merkel afirmou que o anúncio das medidas esperadas contra a crise na Zona do Euro não virá neste final de semana, mas em uma segunda reunião dos líderes.

Merkel discursará no Parlamento de seu país na próxima quarta-feira (26), de modo a obter a aprovação das linhas gerais do EFSF (Fundo Europeu de Estabilização Financeira) e de outros planos para frear a crise, medida necessária para que a líder possa conceder sua aprovação perante o Conselho Europeu.

Neste sentido, os mercados seguem voláteis e levemente otimistas, à espera de um milagre.

Indicadores

A agenda desta sexta-feira não traz indicadores relevantes no Brasil e nos Estados Unidos. Da maior economia globla, os investidores acompanham os discursos da vice-presidente do Federal Reserve (Fed, banco central norte-american0), Janet Yellen, além do presidente do Fed de Dallas, Richard Fisher, e do Fed de Minneapolis, Narayana Kocherlakota.


Fonte: InfoMoney