Radar: comece o pregão sabendo as novidades do cenário corporativo desta quinta-feira - 01/09/2011

Dados dos Estados Unidos mostraram um avanço na atividade econômica do país na véspera, mas nesta quinta-feira (1º), o anúncio do PMI (Purchasing Managers’ Index) da Zona do Euro em agosto, que revela a produção industrial do bloco, deve afetar os mercados pelo mundo. O indicador fechou no menor nível em dois anos.


Na Europa, as bolsas já reagiram negativamente, abrindo com os principais índices em queda. A maior delas é registrada pelo DAX 30, de Frankfurt, seguindo a notícia de que a produção alemã de manufaturados caiu pelo quarto mês consecutivo.

Já a Ásia terminou sem tendência definida, com altas em Tóquio e Hong Kong, principalmente por causa de dados industriais positivos na China e a expectativa em torno de um programa de estímulo nos EUA, enquanto o Shanghai Composite fechou em queda por temores quanto a uma política monetária mais dura no país.


Concorrência entre bancos
Além de repercutir o corte do Banco Central na taxa básica de juros, a Selic, que foi de 12,5% ao ano para 12%, o pregão em São Paulo pode ser afetado pela notícia de que o Cade (Conselho Administrativo de DefesaEconômica) exigiu o fim da exclusividade do Banco do Brasil (BBAS3) em matéria de crédito consignado.

De acordo com informações da imprensa, o banco estaria realizando práticas anticompetitivas através dos contratos assinados com prefeituras e governos estaduais em 2006, visão do conselho. A instituição tem 15 dias para apresentar sua defesa, mas, a partir da publicação da medida no Diário Oficial da União, a multa diária para o descumprimento da nova regra será de R$ 1 milhão.


BNDES e Eletrobras
Na véspera, o presidente da Eletrobras (ELET3), José da Costa Carvalho Neto, afirmou que pretende negociar com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) um financiamento para a compra de 20% da EDP (Energias de Portugal).

Inicialmente, o objetivo da estatal era de comprar apenas 5% de participação, mas o processo de privatização da EDP fez a brasileira considerar todo o bloco acionário. O edital sobre a venda da portuguesa deve sair até o fim deste mês.
Além do BNDES, a Eletrobras pode também se utilizar da emissão que pretende fazer de bônus no exterior, no valor de US$ 1 bilhão, revelado durante evento da Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais).


Novo CEO da Lupatech
A Lupatech (LUPA3) comunicou ao mercado mudanças em sua diretoria executiva. Alexandre Monteiro, que já era vice financeiro, vira CEO, e também acumula o cargo de chefe da gerência de relações com investidores. Segundo a empresa, o novo presidente vai dar continuidade aos processos de recuperação operacional da companhia, além de manter a racionalização das estruturar corporativas e da integração dos negócios.

Fonte: InfoMoney