Plano de austeridade italiano pode ser aprovado nesta quarta-feira

O primeiro ministro Silvio Berlusconi espera aprovar, na câmara dos deputados nesta quarta-feira (14), o pacote de austeridade, da ordem de US$ 74 bilhões, que promete evitar que a Itália seja contagiada pela crise europeia.

Segundo a imprensa internacional, os parlamentares poderão dar um voto de confiança ao primeiro ministro e aprovar o pacote, que poderá aliviar as contas da península transalpina até 2013.

A votação acontece um dia depois dos títulos da dívida pública italiana chegaram a patamares de juros jamais vistos. Os investidores exigem cada vez prêmios maiores para comprar e manter os títulos da dívida pública italiana.

Na véspera, o Tesouro vendeu € 3,9 bilhões em títulos, com vencimento para cinco anos, a uma taxa de juros de 5,6%, índice bem acima dos 4,93% da última venda, em 14 de julho.

"A implementação completa do pacote será vital, não só para a Itália, mas para todos da Zona Euro " disse, na véspera, o presidente da União Europeia, Herman Van Rompuy, em Bruxelas durante encontro com Berlusconi.

Por fim, e ainda na terça-feira (13), o spread atingiu 391 pontos base, o maior desde antes de o Banco Central Europeu começar a comprar títulos italianos, em 08 de agosto.

Fonte: InfoMoney