Piora na perspectiva sobre economia grega deprime mercados em Wall Street
Os principais índices acionários de Wall Street reverteram os bons resultados dos últimos dias e encerraram o pregão desta segunda-feira em leve baixa, refletindo o temor dos investidores com um possível default da economia grega.
Contudo, os mercados norte-americanos diminuíram as perdas após o ministro das Finanças da Grécia, Evangelos Venizelos, afirmar houve uma discussão muito produtiva e substancial durante teleconferência realizada hoje com os reguladores internacionais sobre o resgate financeiro ao país.
Ao final desta jornada, o índice industrial Dow Jones caiu 0,94% aos 11.401 pontos. O S&P 500 perdeu 0,98% para 1.204 pontos; e a bolsa eletrônica Nasdaq recuou 0,36% aos 2.612 pontos.
Na agenda local, a confiança das contrutoras de imóveis recuou em setembro, de acordo com informações da Associação Nacional dos Construtores Imobiliários (NAHB, na sigla em inglês).
O indicador caiu para 14 pontos este mês, ante estabilidade em 15 pontos em agosto. O resultado divulgado veio abaixo do esperado pelo mercado, que era de estabilidade (projeção Forex Factory).
O patamar abaixo de 50 pontos indica que os construtores veem as condições mais ruins do que boas.
No Velho Continente, sem indicadores econômicos relevantes nesta jornada, o Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou que a economia grega deve retomar o crescimento apenas em 2013.
Nesta tarde, o ministro das Finanças da Grécia, Evangelos Venizelos, afirmou que a teleconferência realizada entre ele e representantes do Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional foi "produtiva e substancial".
Em comunicado enviado via e-mail, Venizelos afirmou que as equipes de peritos técnicos, que já estão em Atenas, devem continuar a realizar avaliações amanhã.
Fonte: Último Instante