Marfrig unifica operações de food service no Brasil
Nova divisão, a Keystone Foods América Latina, será uma
subsidiária da operação nos Estados Unidos, e terá faturamento anual de
R$ 1 bilhão.
O Marfrig anunciou
nesta segunda-feira (12/9) que vai reestruturar suas operações de food
service no Brasil. A empresa vai fundar a Keystone Foods América Latina,
que deve integrar essas operações.
A nova subsidiária vai
concentrar operações tanto da divisão de bovinos quanto da Seara,
sobretudo das operações de logística e distribuição, reunindo 4 mil
funcionários.
A Keystone vai reunir produtos como cortes
especiais de carne, hambúrgueres, empanados e frios. Também deverá
encarregar-se da distribuição de alimentos que a Marfrig atua apenas
como comercializadora, como pescados e batatas fritas congeladas.
Conhecido
como food service, o fornecimento de alimentos preparados a
estabelecimentos comerciais, como franquias, restaurantes em shopping
centers e até para merenda escolar, essas operações respondem por cerca
de R$ 1 bilhão no faturamento da empresa.
A criação da
Keystone Foods América Latina não vai demandar investimentos adicionais,
de acordo com a companhia. A nova empresa será uma subsidiária da
Keystone Foods, empresa americana adquirida em 2010 pelo Marfrig. A
companhia opera em 13 países, e é fornecedora do McDonald's e do Burger
King.
Para liderar a reestruturação, a empresa contratou
Rodrigo Vassimon para o cargo de diretor geral da nova subsidiária. O
executivo atuava na Unilever, como vice-presidente da divisão de Food
Solutions na América do Sul.
De acordo com Vassimon, a
transição será gradual. "Nosso objetivo inicial será realizar sem
rupturas a migração e a unificação das operações ligadas na Seara e em
Bovinos Brasil para a Keystone Foods América Latina", declarou em nota o
diretor.
"Em seguida, iniciaremos o ciclo de
desenvolvimento de uma estratégia de crescimento e otimização do negócio
para, a partir daí, expandi-lo para as outras operações do Grupo
Marfrig na América Latina."
A Keystone Foods América
Latina também deverá assumir, gradualmente, a gestão de logística e
armazenamento dos demais produtos acabados do grupo, como carnes
resfriadas e congeladas. O objetivo é ganhar sinergias entre as
operações da companhia e a Seara, adquirida em 2010. Hoje, as duas
operam com estruturas de distribuição separadas.
Fonte: Brasil Econômico