Ibovespa Futuro inicia pregão em forte alta, ante otimismo com crise europeia

O Ibovespa Futuro opera em forte alta de 2,11% na manhã desta terça-feira (27), aos 54.915 pontos, assim como os mercados externos, já que os investidores avaliam um desfecho positivo para a crise europeia.

Rumores na imprensa internacional dão conta de um plano entre as autoridades europeias para criar um mecanismo de recapitalização aos bancos da região, enquanto as informações sobre uma expansão do EFSF (Fundo Europeu de Estabilização Financeira) são desencontradas.

Enquanto na última segunda-feira rumores indicavam para a ampliação dos recursos para € 2 trilhões, ministros de finanças da Espanha e da Alemanha – a qual contribui com o maior montante para o fundo – negaram considerar tal aumento.

Deste modo, as atenções do pregão devem se voltar para o encontro de Angela Merkel, chanceler alemã, e George Papandreou, primeiro-ministro da Grécia – cujo parlamento vota nesta terça-feira um impopular imposto sobre propriedades -, os quais se reunirão em Berlim.

Indicadores econômicos
Em meio ao noticiário político, os investidores também devem avaliar a agenda de indicadores econômicos, com dados sobre os preços de imóveis nos EUA, medido pela S&P/Case-Shiller Home Price, bem como o indicador de confiança do consumidor.

Por aqui, a confiança do consumidor atinge o menor nível desde março de 2010, indica pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas). Para o restante da sessão está prevista a divulgação da nota de política monetária, às 16h00 (horário de Brasília).

Fonte: InfoMoney