Ibovespa Futuro inicia pregão em alta e indica terceira sessão no campo positivo
O Ibovespa Futuro opera em alta de 0,54%, aos 54.380 pontos, nos momentos iniciais das negociações desta quarta-feira (28), na esteira de notícias advindas da crise europeia.
No final da tarde de terça-feira agências internacionais noticiaram que sete dos países membros da Zona do Euro exigem maiores perdas ao setor privado no segundo pacote de resgate à Grécia, conforme acordado em 21 de julho.
Assim, o Ibovespa, que marcava alta de 1,5% às 16h00 (horário de Brasília) de terça-feira, repentinamente iniciou uma trajetória de queda e encerrou o pregão com uma variação positiva mais modesta, de 0,32%.
Imposto sobre transações financeiras
Por outro lado, de modo a amenizar a crise, a Comissão Europeia propôs nesta quarta-feira um imposto sobre todas as transações financeiras que envolvam um país membro da União Europeia, de modo a arrecadar cerca de € 57 bilhões anuais, montante que seria repartido entre a União Europeia e os países membros.
No entanto, a intenção do projeto, que será apresentado à cúpula do G-20 em novembro, é que ele se torne global, sendo que deverá ser votado pelos membros da União Europeia para, se aprovado, entrar em vigor em 2014.
Troika retorna à Grécia na quinta-feira
O cenário internacional também deve ser pautado pelas expectativas com o retorno da Troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) à Grécia na quinta-feira, mesma data na qual o parlamento alemão votará a ampliação do EFSF (Fundo Europeu de Estabilização Financeira) nos moldes do acordo de 21 de julho.
Enquanto isso, a agenda de indicadores econômicos continua pouco movimentada, com destaque para os números do fluxo cambial por aqui e do número de pedidos e entregas de bens duráveis nos EUA.
Fonte: InfoMoney