A fórmula mágica de Greenblatt ( fórmula de investimento simples de se entender e que pode gerar retornos superiores ao mercado.)



Ao se deparar com esse título, muitos devem estar se perguntando: “Quem é esse tal de Greenblatt e o que ele fez de tão interessante para ser mencionado num site sobre investimentos?“. Vamos às respostas.
 
Joel Greenblatt é professor da Columbia Business School, gestor do fundo de investimento Gothan Capital e autor do livro The Little Book That Beats The Market. O intuito dele, ao escrever esse livro, era oferecer uma fórmula de investimento simples de se entender e que gerasse retornos superiores ao mercado.

 
Greenblatt deu ao método de investimento proposto pelo livro o nome de Magic Formula, ou fórmula mágica. Esta fórmula é um método de investimento que visa garantir a compra de uma boa empresa a um preço razoável (com um bom desconto).
 
O objetivo deste artigo é explicar a metodologia da fórmula mágica de Greenblatt e exemplificar a aplicação dela sobre as ações que compõem a carteira do melhor fundo de investimento da última década.

Fórmula mágica de Greenblatt

A fórmula de Greenblatt é uma maneira simples de identificar empresas de alto valor que estão sendo vendidas a um preço baixo no mercado. Com a fórmula mágica cria-se uma ranking das empresas com alto valor (medido através do retorno sobre o capital) e baixo preço (medido através da relação lucro/valor de mercado).
 
Uma forma ainda mais simples de montar o ranking é utilizar dois índices muito conhecidos no mercado: ROE e P/L.
 
ROE (do inglês Return over Equity, ou retorno sobre o patrimônio líquido) é obtido através da divisão do lucro líquido da empresa pelo seu patrimônio líquido. Representa quanto a empresa consegue gerar de lucro em relação ao capital investido pelos acionistas.
 
Já o índice P/L é calculado pela divisão do preço de determinada ação pelo lucro líquido (por ação) e representa – grosseiramente falando – o número de anos que o acionista levará para receber de volta o capital que investiu na ação, caso a empresa distribua 100% dos seus lucros em dividendos.
 
Resumindo: o ROE verifica a saúde financeira da empresa e o P/L indica se o preço está alto ou baixo.

Montagem do ranking

Para montar o ranking, você precisa escolher algumas ações, calcular o ROE e P/L de cada uma delas, fazer um ranking para cada índice (ROE é decrescente e P/L é crescente), somar a posição de cada empresa em ambos os ranking e ordernar esse resultado do menor para o maior. Parece complicado, não é? Então vamos simplificar.
 
Escolher as ações. Para o meu exemplo, escolhi nada menos que as 10 ações de maior participação na carteira do fundo de investimento Tempo Capital FIA. Esse fundo apresentou o melhor desempenho nos últimos 10 anos.
 
Calcular ROE e P/L. Uma opção é consultar o balanço de cada empresa, coletar os dados e fazer as contas. A outra (minha escolha, por sinal) é acessar o site ComDinheiro.com e informar o código de cada empresa e… pronto. O site já calcula automaticamente o ROE e P/L da empresa.
 
Ranking para cada índice. Feito os cálculos, monte duas listas. Na primeira, ordene as empresas do maior para o menor ROE. Na segunda, ordene-as do menor para o maior P/L.
 
Somar as posições e montar ranking final. De posse das duas listas montadas no item anterior, some as posições das empresas em cada ranking e monte o ranking final, em ordem decrescente. Ex: se a empresa A ficou em 2o num ranking e 3o no outro, ela obteve 5 pontos. Basta fazer essa simples conta para todas e obter o ranking definitivo.

Portfólio do fundo de investimento Tempo Capital


Após identificar os 10 ativos com maior participação na composição desse fundo, vamos então montar o ranking final.

Melhores empresas do melhor fundo (pela fórmula mágica)

 

Fonte: QuerFicarRico