Radar: comece o pregão sabendo as novidades do cenário corporativo
SÃO PAULO – Após uma reunião entre Alemanha e França na véspera que não agradou o mercado – a expectativa era pela adoção de títulos público únicos para a Zona do Euro –, o temor de que os problemas com papéis da dívida se espalhem pela Europa voltou, e a volatilidade dos pregões se intensificou.
A situação, porém, pode ser menos complicada para os índices acionários depois que a agência de estatísticas Eurostat divulgou uma queda na inflação dos 17 países do bloco monetário, de 2,7% em junho deste ano para 2,5% em julho, mostrando uma tendência de queda. No mesmo mês de 2010, porém, a taxa havia sido de 1,7%.
Na Ásia, as bolsas terminaram o dia em queda, apesar de leve alta em Hong Kong. No velho continente, a abertura também mostrou perdas, com exceção do benchmark CAC 40, de Paris.
Demanda da GOL
No dia anterior, a GOL (GOLL4) anunciou que a demanda doméstica por seus voos havia atingido um recorde histórico em julho. Na comparação anual, a alta foi de 19,6%, principalmente causada pela expansão da capacidade no setor. Em termos internacionais, porém, a procura desceu 12% frente ao mesmo mês do ano passado.
Grande alta também teve a taxa de ocupação da aérea, que passou de 65,9% para 75,8% em 12 meses. A porcentagem indica a continuidade da estratégia da empresa de continuar aumentando o oferecimento de assentos a seus clientes.
Com a expectativa de desaquecimento da economia global, porém, a indústria pode passar por um encolhimento no mundo todo. A Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo) divulgou na terça um relatório mostrando que o volume de passageiros que viajaram de primeira classe no primeiro semestre baixou 11,1% em bases anuais.
Projeções do Bradesco
Em reunião da Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) na véspera, Domingos Figueiredo de Abreu, vice-presidente executivo do Bradesco (BBDC4), afirmou que o banco continua aberto para realizar novas aquisições, mas que nenhuma transação foi definida ainda.
De acordo com representantes da instituição, a expansão atual vai continuar na forma de ampliação do número de agências. Abreu quer “fazer o banco alcançar locais onde apenas a sua concorrência se encontra”.
Já Fernando Barbosa, economista coordenador do Bradesco, foi categórico ao afirmar que uma crise nos mercados pelo mundo não deve afetar o Brasil. “A incerteza global pode diminuir a pujança brasileira, mas não vai alterar significantemente a situação”, diz.
Exploração da Petrobras
A Petrobras (PETR3, PETR4) afirmou, também no dia anterior, que sua plataforma semissubmersível P-56 entrou em operação nesta semana no campo de Marlim Sul, localizado na Bacia de Campos. A projeção é de que a unidade consiga processar até 100 mil barris de petróleo por dia em sua capacidade máxima, que está prevista para o primeiro trimestre de 2012.
Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, José Sérgio Gabrielli, presidente da estatal, disse que todo planejamento feito pela petrolífera tem que passar pelo crivo do governo. “Toda a decisão é política. Conteúdo nacional é política; se vamos ou não aumentar a exploração é política; se vamos vender para a China ou para os Estados Unidos é política; se vamos ou não aumentar o preço do combustível; se vamos entrar ou não na petroquímica”, explicou.
Investimentos na frota
A Localiza (RENT3) divulgou uma nova estratégia de investimentos. A empresa decidiu gastar R$ 2,7 bilhões para adquirir 100 mil novos carros que irão integrar sua frota atual. Segundo o comunicado, a fonte dos recursos virá da venda de veículos desativados que ainda fazem parte dos ativos da companhia.
Do total que será comprado, 90 mil carros vão para a própria Localiza e para a Total Fleet, enquanto 10 mil serão destinados aos franqueados.
Fonte: InfoMoney