Dólar começa o dia bastante volátil, com o mercado no aguardo do Fed
O dólar inicia os negócios desta quarta-feira (24) com bastante volatilidade e, após operar no vermelho na abertura do dia, ele agora opera com leve alta de 0,19%, cotado a R$ 1,605 na venda. Já no mercado internacional, a moeda norte-americana consegue mostrar apreciação frente ao euro e a libra esterlina. Já ante o franco suíço, a divisa dos EUA segue em movimento de depreciação.
Segundo Miriam Tavares, os dados divulgados nos últimos dias pelos EUA dão o tom do dia no mercado cambial global. Para Tavares, a queda das vendas de imóveis novos e a forte baixa no índice de atividade industrial do Fed de Richmond confirmam a fraqueza da economia norte-americana, elevando expectativas de que o presidente do Fed, Ben Bernanke, anuncie medidas de estímulo à economia em Jackson Hole, nesta sexta-feira (26).
Dólar seguirá depreciadoPor aqui, segundo o economista Sidnei Nehme, a expectativa para a quarta-feira é de que o dólar siga perdendo valor em relação aos ativos alternativos de menor risco, o que deve impor leve depreciação do real ao longo do dia.
“A busca por aplicações mais seguras, fez com que os bancos operassem, em grande parte, na posição de venda, segundo dados da véspera do Banco Central. Este movimento pressiona, e faz com que a moeda se desvalorize. Porém, não devemos observar quedas bruscas”, acredita o economista.
Indicadores
Nos EUA foi reportada a avaliação do volume de pedidos e entregas de bens duráveis - o Durable Good Orders -, que exibiu avanço de 4,0% no referido mês, frente à projeção de alta de 1,9%, enquanto os dados de junho foram revisados para uma queda de 1,3%.
Nos EUA foi reportada a avaliação do volume de pedidos e entregas de bens duráveis - o Durable Good Orders -, que exibiu avanço de 4,0% no referido mês, frente à projeção de alta de 1,9%, enquanto os dados de junho foram revisados para uma queda de 1,3%.
Por volta das 11h (horário de Brasília), o Federal Housing Finance Agency publica o House Price Index, dado que mensura o preço cobrado pelas hipotecas às famílias norte-americanas baseando-se em dados divulgados pelas agências Fannie Mae e Freddie Mac.
Meia hora mais tarde, e ainda na principal economia do mundo, será divulgado o relatório semanal de estoques de petróleo, o qual é organizado pela EIA (Energy Information Administration).
Na agenda doméstica desta quarta-feira os investidores acompanham a nota de política monetária divulgada pelo Banco Central, com as estimativas sobre a base monetária, os empréstimos de bancos privados e o total de empréstimos no mercado financeiro.
Fonte: InfoMoney