Bovespa e bolsas europeias em queda de mais de 3%

O pessimismo está de volta aos principais mercados mundiais. Depois de ter fechado ontem em alta de 1,38%, a Bovespa abriu em queda e, às 10h25, recuava 3,45%, para 53.174 pontos. As bolsas europeias também registram perdas fortes, acima de 3%. Há pouco, Londres recuava 3,20; Frankfurt, 4,34%; Paris, 3,69% e Itália, 4,70%.


O economista Eduardo Oliveira, da Um Investimentos, explica que o mau homor está relacionado ao relatório do Morgan Stanley, que reduziu as previsões para o crescimento da economia mundial, colocando EUA e a zona do euro perto da recessão.
Segundo o economista, há momentos de alívio nos mercados, mas por conta da crise global, o pessimismo retorna com a divulgação de notícias ruins.
Outros dados divulgados hoje também afetam as bolsas. Os pedidos de seguro-desemprego nos EUA aumentaram 9 mil na semana passada; a inflação ao consumidor americano subiu 0,5% em julho na comparação com junho, quando se esperava aumento de 0,3%. As bolsas americanas devem abrir em baixa: o índice futuro S&P dos EUA registrava queda de 2,60%.

Fonte: Miriam Leitão