Biden pede a futuro líder da China mais cooperação para estabilizar economia
O vice-presidente americano, Joe Biden, se reuniu nesta quinta-feira no Grande Palácio do Povo de Pequim com seu colega chinês, Xi Jinping, cotado para ser o líder máximo do regime comunista em 2013, e pediu maior cooperação entre as duas potências pelo bem da economia mundial.
"Estou totalmente convencido de que a estabilidade do mundo depende em grande parte da cooperação entre Estados Unidos e China", ressaltou Biden no início da reunião, que para o americano tinha o objetivo primordial de conhecer o mais que provável sucessor de Hu Jintao à frente do gigante asiático.
Em suas palavras iniciais, Biden comparou a China atual com a qual conheceu em sua primeira viagem ao país, em 1979, destacando que o progresso e as mudanças na nação chinesa são "assombrosos".
O vice-presidente Xi ressaltou que Washington e Pequim "compartilham interesses comuns e grandes responsabilidades" e, por isso, "devem buscar maior cooperação e uma promoção das relações".
Biden chegou na última quarta-feira à China para uma visita oficial de seis dias na qual um dos principais objetivos é garantir a confiança de Pequim na economia americana, após as turbulências registradas nas últimas semanas pelas negociações para o aumento do teto da dívida americana e a posterior redução anunciada pela agência de classificação de risco Standard & Poor's na nota da mesma.
Por outro lado, segundo a imprensa oficial chinesa, Pequim pressionará os EUA na visita para que detenha a venda de armamento a Taiwan, diante das informações que Washington prepara uma remessa de aviões caça F-16 à ilha.
Fonte: Último Instante
