Resultados corporativos elevam mercados na Ásia
As principais bolsas da Ásia encerraram o pregão desta terça-feira em alta, refletindo o otimismo dos investidores com os resultados corporativos apresentados por grandes corporações na jornada anterior, suprimindo a preocupação dos mercados com o impasse na elevação do teto da dívida dos EUA.
Ao final desta jornada, em Taiwan, o referencial TSEC Weighted Index teve valorização de 1,28% aos 8.794 pontos; na Coreia do Sul, o referencial KOSPI Composite, da bolsa de Seul, ganhou 0,85% aos 2.168 pontos; na China, o índice SSE Composite, da bolsa de Xangai, valorizou 0,53% aos 2.703 pontos; na Índia, o índice BSE Sensex, da bolsa de Bombai, fechou em queda de 1,87% aos 18.518 pontos; no Japão, o referencial Nikkei 225 da bolsa de Tóquio avançou 0,47% aos 10.097 pontos; e em Hong Kong, o principal indicador, o Hang Seng, encerrou esta jornada em alta de 1,25%, aos 22.572 pontos.
No campo corporativo, o destaque ficou por conta das ações da Canon, que subiram 2,64% após a empresa reportar exportações acima do esperado.
Na agenda asiática, o Banco Central da Índia na terça-feira subiu as taxas de juros novamente. Considerando as pressões inflacionárias persistentes em meio a recentes sinais de arrefecimento na economia, o BC indiano aumentou os juros em 0,50 p.p., para 8% ao ano.
O movimento veio acima do esperado pelos analistas, que aguardavam elevação de 0,25 p.p. De acordo com analistas, a postura da autoridade monetária indiana mostra o pessimismo do governo com o avanço da inflação no país.
Na última segunda-feira, a Canon anunciou um lucro líquido de 53,8 bilhões de ienes (US$ 664,95 milhões) no segundo trimestre de 2011, queda de 20,4% em relação aos 67,6 bilhões de ienes contabilizados no mesmo perído do ano anterior.
Contudo, de acordo com documento, as projeções da companhia para o terceiro trimestre de 2011 são de recuperação moderada, embora a elevada taxa de desemprego nos Estados Unidos e a crise fiscal europeia ainda preocupem.
Fonte: Último Instante