Guia Financeiro: Aprenda os termos utilizados pelo mercado

Análise de Balanço:  Estudos das demonstrações financeiras de uma empresa com o propósito de avaliar a situação econômico-financeira. O analista confronta os elementos patrimoniais, utilizando-se normalmente dos dados dos três últimos balanços da empresa, para avaliação qualitativa e quantitativa.

Análise de Crédito: Processo de determinação de padrões e limites de concessão para avaliar solicitantes de crédito.

Análise de Investimentos:  Conjunto de metodologias de avaliação de investimentos que procura responder às perguntas: a) comprar?; b) não comprar?; c) vender?; d) não vender?
As duas metodologias preferidas dos analistas são: a análise funtamentalista e a análise técnica.

Análise Fundamentalista: Análise de mercado baseada nos fatores econômicos, dependendo de estatísticas, projeções, condições de oferta e demanda de bens e serviços e o fundamentos da economia e das empresas. Metodologia para determinar o preço justo de uma ação, que se fundamenta na expectativa de lucros futuros. 

Análise Grafista ou Técnica: Análise de mercado baseada na interpretação de gráficos de preços, volumes e outros indicadores. Metodologia para estudar o movimento de preços das ações, relacionados aos volumes negociados, para determinar tendências de alta, estabilidade ou de baixa, em busca da oportunidade de comprar e vender ações a preços compensadores. Mostra como os preços se comportaram no passado, e projeta uma série de expectativas de movimentos de preços futuros. 

Análise de Sensibilidade: Técnica de avaliação: a) das relações entre as variáveis que influenciam o valor de uma opção (exemplo: cotação no mercado a vista e preço de exercício da opção); b) dos efeitos sobre a lucratividade ou nível de risco de um investimento, quando uma ou mais variáveis se alteram (exemplo: aumento nos custos do financiamento).

Fonte: Último Instante