Estamos em busca de um acordo equilibrado para controlar déficit, afirma Obama


22 de julho de 2011 - Em encontro com estudantes de uma universidade em Maryland, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que busca uma abordagem equilibrada para controlar o déficit do país. 

O presidente afirmou também estar comprometido a aprovar um pacote de redução do déficit que inclua o aumento de impostos pois, segundo ele, não seria possível uma solução para o problema da dívida norte-americana sem essa medida. 

"Se não recebermos qualquer receita para fechar essa lacuna [do déficit], então muitas pessoas sairão prejudicadas, e isso não é justo", afirmou. 

Durante o discurso, o mandatário dos EUA garantiu que o país irá elevar o teto da dívida, além de pedir ao Congresso que reduça o valor dos salários e revise acordos comerciais com países como Coreia do Sul, Panamá e Colômbia, medidas que, segundo ele, teriam um impacto imediato sobre a economia norte-americana. 

A fala de Barack Obama acontece em um momento complicado da economia do país, pois o Tesouro norte-americano deixou claro que, caso o limite máximo da dívida não seja elevado até 2 de agosto, o país terá de decretar moratória, desencadeando uma nova crise financeira.

Fonte: Último Instante