Com balanços e economia em foco, bolsas dos EUA seguem sem tendência
SÃO PAULO - Os principais índices acionários de Wall Street operam em sentidos opostos nesta sexta-feira (22), refletindo as incertezas na economia norte-americana, diante da notícia da rejeição do senado do país da proposta que elevaria o limite da dívida do governo. Além disso, o mercado segue atento à situação fiscal na europa e aos balanços corporativos nos EUA, que surpreendeu com o desempenho decepcionante da Caterpilar no trimestre.
O índice Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, negocia em valorização de 0,74% e atinge 2.855 pontos. Também opera em leve alta de 0,07% o índice S&P 500, chegando a 1.345 pontos. Por outro lado, o Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, cai 0,26% a 12.692 pontos.
Resultados superam expectativas
Com a temporada de divulgação dos balanços corporativos a todo vapor nos Estados Unidos, as ações da Microsoft sobem 0,24%, após a companhia do bilionário Bill Gates ter reportado resultados melhores do que o esperado após o encerramento do pregão da véspera.
No mesmo sentido, a General Electric (-0,42%), Verizon (-2,77%) e Mc Donald’s (+3,15%), Honeywell (-2,23%) e Xerox (-2,33%) reportaram resultados superiores à expectativa do mercado nesta sexta-feira.
Por outro lado, Caterpillar decepciona
Em sentido oposto, a Caterpillar (-5,56%) registra forte queda após apresentar lucro aquém das estimativas no 2T11. Apesar da forte demanda por seus equipamentos pesados, a Caterpillar reportou lucro 44% maior no segundo trimestre deste ano em comparação com o ano passado. Contudo, apesar da melhora, o número veio abaixo do esperado pelo mercado.
Novela do teto da dívida dos EUA tem novo capítulo
O senado norte-americano rejeitou nesta sexta-feira a proposta que elevaria o limite da dívida do governo dos Estados Unidos, promovendo ainda um grande corte nos gastos públicos do país.
Diante disso, apesar de o governo norte-americano afirmar que impasse acerca do teto da dívida do país está próximo do fim, o mercado segue temeroso a respeito dos rumos da economia nos EUA, diante da aproximação da data-limite para a decisão, determinada para 2 de agosto.
Europa segue em foco
Enquanto isso, no Velho Continente, o anúncio na véspera da reestruturação da dívida grega contribuiu para a diminuição da aversão ao risco. Já nesta sessão, a Fitch Ratings afirmou nesta sexta que o plano de participação do setor privado no pacote de resgate financeiro à Grécia - aprovado na véspera pelos líderes europeus - vai constituir num "default seletivo".
Acompanhe o desempenho dos principais índices acionários nesta sexta-feira:
Fonte: InfoMoney
Marcadores:
22 de julho,
Bill Gates,
Caterpillar,
dívida Grega,
Dow Jones,
EUA,
General Eletric,
Honeywell,
Mc Donald's,
Nasdaq,
senado,
sexta-feira,
Standard and Poors,
Verizon,
Wall Street,
Xerox