Bolsas dos EUA operam em queda, refletindo impasse político e agenda mista

SÃO PAULO – Os principais índices norte-americanos operam predominantemente em queda nesta terça-feira (26), ainda pressionados pelas incertezas sobre a aprovação do teto da dívida soberana do país e diante de resultados mistos revelados na agenda econômica. Enquanto isso, o setor corporativo é movimentado pela divulgação dos resultados do 2T11.

O índice Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, negocia em desvalorização de 0,55% e atinge 12.523 pontos. Também opera em leve baixa de 0,27% o índice S&P 500, chegando a 1.334 pontos. Já o Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, apresenta estabilidade, operando nos mesmos 2.843 pontos vistos no fechamento da sessão anterior.

Balanços movimentam setor corporativo
Entre as companhias que reportaram o seu desempenho no 2T11 na sessão, as ações da Ford Motor (-1,44%) recuam, mesmo após a montadora superar suas estimativas de lucros, graças aos altos preços e melhoria das vendas na América do Norte.

No mesmo sentido, os ativos da 3M despencam 4,71% após a companha revelar um lucro maior que o esperado, mas, por outro lado, afirmar que o terremoto do Japão reduziu suas vendas e margens de lucro. Enquanto isso, os ativos da UPS (-4,17%) também perdem, após a companhia infoormar que obteve lucro um pouco mellhor que as expectativas.

Ainda entre o desempenho no 2T11, as ações da AK Steel desabam 15,21%, depois da companhia informar que espera uma queda acentuada no lucro, devido ao enfraquecimento dos preços do aço e custos mais elevados dos materiais. No início desta semana, a sua concorrente United States Steel também afirmou que espera por redução dos lucros. Suas ações recuam 8,15% nesta tarde.

Por fim, a Amazon.com (-0,69%) e Electronic Arts (-1,02%) divulgarão seus seus números trimestrais após o encerramento da sessão desta terça-feira.

Impasse sobre o teto da dívida
As discordâncias em pontos cruciais entre republicanos e democratas mantêm o impasse sobre a elevação do limite da dívida soberana dos EUA, mantendo o mercado temeroso sobre os rumos das negociações.

Na véspera, republicanos e democratas voltaram a demonstrar discordância e o presidente dos EUA, Barack Obama, fez um discurso televisionado com a intenção de mobilizar os cidadãos para que o pacote sugerido pelos democratas seja aprovado o quanto antes. Obama frisou que a falha em aumentar o limite da dívida soberana do país traria graves consequências à nação.

Agenda econômica
Os indicadores econômicos trouxeram resultados mistos na sessão, com a confiança do consumidor norte-americano melhor que o esperado pelo mercado, enquanto a venda de novas casas, mensurada pelo New Home Sales, foi pior em relação ao mês anterior e às expectativas para junho.

Foram divulgados ainda nesta terça, os preços dos imóveis nos EUA, medido pelo S&P/Case-Shiller Index, apontou queda de 4,5% em maio, em linha com o recuo de 4,4% esperado pelos analistas.

Acompanhe o desempenho dos principais índices acionário norte-americanos:



Fonte: InfoMoney