10 notícias para lidar com os mercados nesta segunda-feira
Bolsas na Europa reagem negativamente ao resultado do teste de estresse dos bancos da região. Principais índices recuam na Ásia. Nos EUA, índices futuros também caem.
São Paulo - Aqui está o que você precisa saber nesta segunda-feira (18):
1 Mercados: preocupação com dívida afeta bolsas mundiais. A falta de um acordo no fim de semana para o aumento do teto da dívida americana adicionava preocupação nos mercados financeiros globais nesta segunda-feira, conforme se aproxima o prazo final para tal consenso, enquanto na Europa os testes de estresse aplicados aos bancos do continente falharam em amenizar temores sobre o impacto dos problemas de endividamente na região. Principais bolsas ao redor do globo estão em queda. Nos EUA, índice futuro sinaliza abertura negativa para o pregão de hoje. Entre as commodities, o ouro tem o maior período de alta desde 1980 com os receios sobre a crise europeia estimulando a demanda pelo metal.
2 Senado dos EUA deve debater logo plano B sobre dívida. O Senado dos Estados Unidos deve começar a discutir nesta semana um plano de contingência bipartidário para evitar um calote sem precendentes na divída americana, afirmaram assessores democratas no domingo (17). A medida é baseada em uma primeira proposta feita na semana passada pelo líder republicano no Senado, Mitch McConnell.
3 Focus: previsão de IPCA em 2011 e 2012 é mantida. O mercado financeiro manteve suas previsões para a inflação em 2011 e 2012, mas elevou o cenário para 12 meses à frente, segundo o relatório Focus divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira. A expectativa para a alta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano permaneceu em 6,31%, enquanto a de 2012 ficou em 5,20%.
4 Itaú BBA vê oferta de ações este ano no maior nível desde 2007. O Brasil terá o maior número de ofertas de ações desde 2007 neste ano, segundo o Itaú BBA, o maior coordenador de emissão de ações do Brasil. Isso ocorrerá mesmo com companhias como a Tereos Internacional cancelando suas vendas e outras captando menos que o esperado. “Estamos caminhando em direção a condições muito melhores e mais ofertas de ações do que nos últimos três anos”, disse Fernando Iunes, diretor do banco de investimento.
5 Pequenas empresas ficam com 25% das liberações do BNDES. Contrariando a tendência dos últimos dez anos, as micros e pequenas empresas avançaram sua participação nos desembolsos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no primeiro quadrimestre de 2011 e conseguiram abocanhar 25% das liberações, ante 18% no mesmo período de 2010 e 10% em 2008. De janeiro a abril, o grupo levou R$ 8,5 bilhões dos R$ 33,9 bilhões liberados pela instituição, informa reportagem do jornal Valor Econômico.
6 Brasil Foods tem junk bonds negociados como grau de investimento. Os títulos da Brasil Foods (BRF) com classificação de alto risco estão sendo negociados como papéis com grau de investimento. Para o Citigroup e o Knight Libertas, isso é sinal de que o ciclo de valorização da dívida privada brasileira com melhor desempenho no exterior pode estar chegando ao fim. A taxa das notas com vencimento em 2020 da maior exportadora mundial de frango caiu 29 pontos-base na semana passada, para 5,7%, chegando ao nível mais baixo desde a emissão em janeiro de 2010, informa reportagem da Bloomberg.
Fonte: Exame