10 notícias para lidar com os mercados nesta quarta-feira

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:

1 - China eleva taxas de juro em 0,25 ponto. Já é a terceira vez no ano que eles aumentam a taxa básica de juro. A taxa de empréstimos de um ano subirá em 0,25 ponto percentual, para 6,56 por cento. A taxa de depósito de um ano aumentará em 0,25 ponto, para 3,5 por cento.
 
2 -Ações de bancos ibéricos caem com nota de Portugal. Moody's também alertou que o país pode precisar de outra rodada de ajuda financeira da UE. A agência também alertou que o país pode precisar de outra rodada de ajuda financeira da União Europeia.

3 - UE e FMI revisam condições do resgate econômico na Irlanda. Organizações estão revisando medidas adotadas pelo governo irlandês durante o último trimestre para cumprir as condições de seu resgate econômico

4 -Empréstimos chineses devem somar 6,7 tri de iuanes em 2011. No primeiro semestre de 2011, os bancos emprestaram 4 trilhões de iuanes. Sem citar fontes, o China Securities Journal disse que o ritmo de novos empréstimos deve desacelerar ante os 7,95 trilhões de iuanes.

5 - Abilio Diniz tentará convencer Casino sobre Carrefour, diz jornal. Empresário do Pão de Açúcar afirmou ao jornal francês Le Figaro nesta quarta-feira que não violou o acordo de acionistas e que tem o direito de negociar com quem quiser.

6 - Ministério dos Transportes suspende licitações por 30 dias. Medida foi tomada após revelação de esquema de pagamento de propina para integrantes do PR, partido do Ministro dos Transporte. Também foi determinada a suspensão de aditivos com impacto financeiro, exceto os que forem inadiáveis e “cuja paralisação possa comprometer a segurança de pessoas e o patrimônio da União”.

7 - Bolsa de Tóquio sobe 1,1%, melhor nível desde terremoto. O índice Nikkei 225 subiu 1,10% e fechou aos 10.082,48 pontos, no seu mais alto nível desde o terremoto de 11 de março, seguido de tsunami, que arrasou parte do Japão.

8 - Daycoval irá emitir R$ 1 bilhão em letras financeiras. Recursos serão utilizados “no curso ordinário dos negócios”, diz o banco. Cada papel terá o preço de 300 mil reais e um prazo de até dois anos. As letras financeiras não serão conversíveis em ações.

9 - Confiança no setor de serviços do país cai 1,4% em junho. Dados são da Fundação Getúlio Vargas e são comparados com o mês de maio.

10 - Bancos gregos dizem que apoiarão esforços do governo. Setor apoia o governo para salvar o país de suas dívidas. "Vamos apoiar o Estado no gigante esforço para salvar o país e colocá-lo no ritmo do crescimento", afirmou Vassilis Rapanos, presidente do National Bank, sem dar mais detalhes.

Fonte: Exame