Moody’s melhora classificação de risco do Brasil

A agência de classificação de risco Moody’s elevou nesta segunda-feira (20) a classificação do Brasil, de Baa3 para Baa2, com perspectiva positiva. Com isso, o Brasil fica um degrau acima do grau de investimento, obtido em setembro de 2009.Em abril, a Fitch já havia elevado a posição brasileira, de BBB- para BBB, também um nível acima do grau de investimento por essa agência.

Segundo a Moody’s, os recentes ajustes fiscais promovidos pelo país devem resultar em um cenário macroeconômico mais sustentável, e sugerem melhoras nos indicadores fiscais e de crescimento no médio prazo.

A agência aponta que o governo tem se mostrado disposto a reverter políticas expansionistas e a adotar uma posição mais conservadora, mais consistente com um crescimento sustentável. A expectativa, afirma, é que a relação dívida/PIB brasileira mostrem queda, em conformidade com as metas fiscais do país.

Em comunicado, a Moody´s afirma que a perspectiva positiva mantida para o rating do Brasil captura a possibilidade de uma nova elevação da classificação nos próximos 12 a 18 meses. "Isto será possível se: 1) o crescimento econômico se moderar e continuar em taxas mais baixas - mas mais sustentáveis e 2) as autoridades quiserem e conseguirem cumprir as metas orçamentárias de curto prazo."

Com informações da Agência Estado