Juros futuros fecham em alta, pressionados pelo Relatório de Inflação

SÃO PAULO - As taxas dos principais contratos de juros futuros fecharam em alta nesta quarta-feira (29) na BM&F, com o mercado refletindo o Relatório de Inflação do Banco Central, divulgado nesta manhã, que apontou a tendência de a inflação convergir para o centro da meta nos próximos dois anos.

A segunda edição deste ano do Relatório Trimestral de Inflação do Banco Central, revelou que as projeções para a inflação apontam taxa de 5,8% no acumulado deste ano e 4,8% no acumulado de 2012. Já para o segundo trimestre de 2013, “a projeção se encontra em 4,4%”.

Para os consultores da LCA, o relatório de inflação do BC, traça um cenário de riscos persistentes à inflação e de piora das projeções em relação aos resultados de março. “É forçoso reconhecer que a probabilidade de novo aumento da Selic em agosto aumentou marginalmente, ainda que não seja predominante”, disseram.

Inflação em pauta
Outro indicador divulgado nesta data, o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), apresentou queda de 0,18% em junho, taxa 0,61 ponto percentual menor que a apurada no mês passado. A deflação apurada pelo índice neste mês também ficou 0,11 ponto percentual abaixo das expectativas do mercado.

Para a Gradual Investimentos, a desaceleração do índice foi menor que o esperado, mas em linha com o diagnóstico: queda de preços livres (alimentos em particular) e fim do impacto dos administrados (em especial educação). André Perfeito, economista-chefe da corretora, destaca que este é o menor valor para um mês de junho para o IGP-M desde 2005.

Cena externa
No cenário externo, o destaque do dia foi a aprovação no Parlamento grego de um conjunto de medidas de austeridade fiscal exigidas pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) e pela União Europeia para a liberação de nova parcela do pacote de ajuda financeira, bem como para a elaboração de um novo resgate.

Contrato de janeiro de 2012 fechou com taxa de 12,44%
O contrato de juros de maior liquidez nesta quarta-feira, com vencimento em janeiro de 2012, registrou uma taxa de 12,44%, 0,03 ponto percentual acima do fechamento de terça-feira.

A seguir confira o fechamento das taxas dos principais contratos de juros futuros na BM&F:
 
 
Fonte: InfoMoney