Ibovespa futuro opera em queda, à espera de decisão do Fomc e fala de Bernanke

SÃO PAULO – O Ibovespa futuro opera em queda de 0,28%, aos 62.190 pontos, apesar do voto de confiança dado pelo parlamento da Grécia ao governo de George Papandreou na noite da última terça-feira (21).

A aprovação traz esperanças renovadas de aprovação das medidas de austeridade fiscal exigidas pelo BCE (Banco Central Europeu) e pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) para a liberação da última parte do empréstimo, no valor de € 12 bilhões.

Nesta quarta-feira, a reunião do Fomc (Federal Open Market Committee) nos EUA, cujo encerramento está previsto para as 13h30 (horário de Brasília), deve ofuscar em certa medida o fator Grécia, uma vez que, além da decisão quanto ao rumo da política monetária do país, o presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, discursará após o encontro.

Por lá, as discussões quanto à elevação do teto legal de endividamento continuam em foco, e a sua não elevação pode levar ao rating do país a um "default restritivo", informou a Fitch Ratings na véspera.

Atividade econômica estável
Na agenda de indicadores econômicos, a atividade econômica brasileira ficou estável na passagem de março para abril deste ano, já descontadas as influências sazonais, informou a Serasa Experian. Além disso, as atenções se voltam para a pesquisa mensal de emprego pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e pela divulgação dos estoques de petróleo nos EUA.