Fed corta projeção de crescimento da economia norte-americana em 2011
SÃO PAULO - Depois de anunciar a manutenção da taxa básica de juros dos Estados Unidos em seu menor patamar histórico, entre 0% e 0,25% ao ano - nível em que deverá permanecer por um extenso período de tempo -, o Federal Reserve reduziu suas perspectivas de crescimento para a economia norte-americana em 2011, as quais passaram de um avanço entre 3,1% e 3,3% para alta entre 2,7% e 2,9%.
Para 2012, a nova projeção do Fed é de que a economia norte-americana tenha um crescimento entre 3,3% e 3,7%, ante estimativas anteriores entre 3,5% e 4,2%. "É importante mencionar que estas projeções podem ser novamente alteradas, uma vez que elas são feitas com base no cenário econômico, que pode mudar a qualquer momento", disse o presidente do Fed, Ben Bernake, em entrevista coletiva.
Inflação e taxa de desempregoPara a inflação, a autoridade norte-americana espera que ela fique entre 1,5% e 1,8% neste ano, alta em relação às projeções anteriores, entre 1,3% e 1,6%.
O Fed também se mostrou bastante preocupado com a taxa de desemprego norte-americana. Segundo as novas projeções do Federal Reserve, a taxa de desemprego dos EUA deve ficar entre 8,6% e 8,9% em 2011, frente aos números previstos em abril entre 8,4% e 8,7%.
Fonte: InfoMoney