Estabilidade econômica e política tornam Brasil atrativo aos investimentos estrangeiros

3 de junho de 2011 - O Brasil está sendo visto como pólo internacional de investimentos e negócios por possuir boa liquidez no mercado financeiro, estabilidade política, além de um bom ambiente macroeconômico, é o que apontou o relatório Brasil Investimentos e Negócios (Brain), lançado hoje pela manhã na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio).

Apesar desses pontos positivos, o Brain destacou que é preciso melhorar tópicos dentro de cada item citado.

“Um dos principais investimentos se deve dar entre setores públicos e privados, sem deixar de lado o capital humano, investimentos em infraestrutura e maior conectividade do Brasil com países da América Latina e o resto do mundo”, destacou o presidente da Brain, Paulo Oliveira.

No entanto, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), Luciano Coutinho destacou que as debilidades existentes no País serão superadas com investimentos em petróleo e gás; energia elétrica; logística, construção habitacional e agronegócio,  o qual é o grande sustentável na balança comercial.

“Quanto a parceria do governo com a iniciativa privada, está já está começou a ser feita, por exemplo, no setor de infraestrutura com a concessão de aeroportos”, pontua.

Porém, outra questão frisada e destacada por Coutinho como muito relevante para esse crescimento sustentável da economia brasileira é o aumento da taxa de poupança. “Ela é importante para mantermos a nossa ascensão. Já os avanços em educação para capacitação do capital humano e investimentos no setor de produção da indústria manufatureira para melhor competitividade, são os grandes desafios da nação”, avalia.


Fonte: Ultimo Instante