Ações de siderúrgicas sobem forte e lideram os ganhos do Ibovespa nesta tarde

SÃO PAULO - As ações do setor siderúrgico registram fortes ganhos na tarde desta quarta-feira (29) e dominam a ponta compradora do Ibovespa. O movimento dos papéis reflete a intenção do governo federal em reduzir o preço do aço produzido no Brasil, segundo informou o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

Até 15h20, as ações preferenciais classe A da Usiminas (USIM5) registravam ganhos de 3,72%, cotadas a R$ 13,67 cada, encabeçando as maiores altas do Ibovespa no pregão. Em seguida, os papéis da CSN (CSNA3) apresentavam valorização de 3,39%, valendo R$ 19,52 cada, ao passo que os ativos preferenciais da Gerdau (GGBR4) e da Gerdau Metalúrgica (GOAU4) subiam 3,06% e 2,99%, respectivamente.

Preços do aço nacional
Segundo informações da Agência Brasil, durante audiência pública na Câmara dos Deputados para falar sobre política industrial, Pimentel concordou com a reclamação de vários parlamentares sobre o valor do aço nacional, afirmando que o governo pretende agir para solucionar este problema.

“Vamos trabalhar com a cadeia siderúrgica para fazer o que for possível nessa direção. Serão soluções negociadas  com o setor. (...) O aço, que é um insumo importante, tem um preço interno elevado em relação aos preços internacionais. Concordei porque essa não é uma afirmação de caráter ideológico, religioso, é uma constatação. Nós precisamos reduzir o preço do aço”, disse o ministro.

Fonte: InfoMoney