Radar: comece o pregão sabendo as novidades do cenário corporativo
SÃO PAULO – Os investidores da BM&F Bovespa devem prestar atenção à agenda de indicadores econômicos norte-americana nesta quinta-feira (19), uma vez que no Brasil não estão previstos dados de grande relevância para o mercado.
Nos EUA será revelado o número de pedidos de auxílio desemprego na última semana, com uma expectativa de 420 mil.
Além desse indicador, são aguardados o Leading Indicators, que compila diversos dados previamente divulgados, como pedidos de auxílio-desemprego, custo de mão-de-obra e permissões para construção, o Philadelphia Fex Index, que mede a atividade industrial no estado e, por fim, será anunciada a quantidade de imóveis usados vendidos no país.
Também ganha atenção nesta quinta-feira a renúncia do diretor-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Dominique Strauss-Kahn, após o ex-chefe do FMI e potencial candidato às eleições presidenciais francesas ser preso sob a acusação de tentativa de abuso sexual.
Petrobras
Na manhã desta quinta-feira a ANP (Agência Nacional de Petróleo) publicou em seu site que a Petrobras (PETR3, PETR4) comunicou indícios de petróleo na bacia do Recôncavo, mais precisamente no campo Massapê, poço 4BRSA931DBA. A descoberta localiza-se em terra e possui uma profundidade final estimada em 3.751 metros.
Cielo
Já a Cielo (CIEL3) poderá ter um novo acionista relevante no grupo, informou a agência de notícias Reuters. Segundo uma fonte que preferiu não se identificar, a Caixa Econômica Federal negocia a aquisição de pelo menos 10% de participação, para ter ao menos uma vaga no conselho de administração da empresa.
MPX Energia
Enquanto isso, a MPX Energia (MPXE3) pretende investir em torno de US$ 400 milhões em um projeto de energia solar no deserto do Atacama, no Chile, com previsão para o início da construção dos projetos de energia solar, segundo informou a Dow Jones, citando o diretor Pedro Litsek.
JBS
Segundo comunicado do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico) no final da tarde de quinta-feira, este aprovou na quarta-feira a proposta da JBS (JBSS3) de aumentar o capital social mediante a conversão das debêntures, que são 99,94% de posse do BNDESPar, o que resulta em um valor de R$ 3,4 bilhões.
"Além disso, a capitalização permitirá que a JBS aproveite oportunidades de mercado para captar recursos via JBS USA, conforme Fato Relevante divulgado em 12/05/2011, podendo, assim, alocar de forma mais eficiente sua dívida. Por estes motivos, a capitalização acelera a captura de valor tanto para os debenturistas quanto para os acionistas da JBS, em comparação com a alternativa de manter a estrutura das debêntures vigente", escreveu o BNDES em nota.
Rossi Residencial
Na última sessão os papéis do setor imobiliário se destacaram na ponta negativa do Ibovespa, com destaque para os da Rossi Residencial (RSID3), que registraram a maior baixa do Índice Bovespa, em queda de 6,06% após o anúncio de uma parceria com a Norcon. No entanto, a Fitch Ratings reafirmou o rating nacional de longo prazo com a nota A. “No entender da Fitch, o anúncio da associação entre as empresas não deverá impactar significativamente o perfil de crédito da Rossi”, escreve em comunicado.
Fonte: InfoMoney