MMX exalta recorde de produção em um trimestre com adversidades climáticas


SÃO PAULO - O presidente da MMX Mineração (MMXM3), Roger Downey, celebrou nesta quarta-feira (11) o recorde de produção de minério  de ferro em primeiros trimestres, o que segundo ele, foi obtido em circustâncias fortemente adversas, permitindo inclusive que a empresa lucro líquido de R$ 63,8 milhões no período, revertendo o prejuízo de R$ 76,1 milhões do início de 2010.

Os primeiros meses do ano representam uma época especialmente difícil para o setor no Brasil, o clima no início do ano afetouconsideravelmente a atividade de mineração, em razão de problemas com logística e energia, reduzindo as vendas de minério de ferro em 23% na comparação com o quarto trimestre de 2010.
Margens mais favoráveis nos próximos trimestres
Com menor volume produzido e comercializado, a questão climática também prejudica as margens da empresa, em razão da elevação dos custos e da menor possibilidade de ganhos de escala.
Entretanto, março, o último mês do trimestre, já indicou uma recuperação das condições normais de produção, o que segundo Downey deve se acentuar ainda mais nos próximos meses, refletindo naturalmente sobre os resultados no curto prazo, embora o executivo não tenha apresentado a evolução mês a mês da produção.
Siderurgia em recuperação
Além disso, o aumento da produção siderúrgica a partir de fevereiro no Brasil e a recuperação dos preços do ferro gusa no mercado internacional, além da manutenção do forte ritmo de importações da China, também contribuiram para a recuperação no final do trimestre, lembrou Downey.

1T104T101T11
Produção*1,82,12,0
Vendas*1,52,01,6


Fonte: InfoMoney