Inflação pelo IGP-M acelera, varejo e construção pesam
O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) subiu 0,70% na primeira prévia de maio, ante alta de 0,55% em igual período de abril, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quarta-feira (11/5).
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) aumentou 0,60%, contra 0,63% antes.
O IPA agrícola teve oscilação negativa de 0,02%, após subir 0,77%. O IPA industrial avançou 0,83% na primeira prévia deste mês, ante 0,58% na primeira de abril.
As maiores quedas individuais de preços no atacado foram de algodão em caroço, laranja, soja em grão, farelo de soja e carne bovina. As principais altas foram de cana-de-açúcar, minério de ferro, álcool etílico anidro, batata-inglesa e leite industrializado.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,87% na primeira prévia de maio, ante variação positiva de 0,46% na primeira leitura de abril.
A maioria dos grupos acelerou a alta, com destaque para Alimentação, Vestuário, Saúde e cuidados pessoais e Transportes.
As principais elevações de custos no varejo foram de gasolina, batata-inglesa, tarifa de energia residencial, leite longa vida e tarifa de água e esgoto residencial.
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) avançou 0,94%, ante 0,23%. O componente mão de obra acelerou a alta para 1,55% contra 0,34% na leitura anterior.
© Thomson Reuters 2011. All rights reserved.