Bolsas da Ásia têm alta puxada por commodities


As bolsas de valores asiáticas fecharam em alta nesta segunda-feira (9/5), puxadas pela valorização das commodities após dados positivos sobre geração de emprego nos Estados Unidos.

A contratação nos EUA atingiu o maior nível em cinco anos no mês passado, segundo um relatório divulgado pelo governo americano na sexta-feira (6/5), favorecendo a cotação do dólar ante o euro e fazendo commodities como a prata e o petróleo recuperarem parte das quedas recentes.
"Com certeza, sexta-feira pareceu ser o fim da liquidação de pânico", disse um operador de metais de banco australiano em Sydney.
Neste pregão, o cobre, o trigo e o petróleo subiram, com o último impulsionado pela intensificação dos conflitos na Líbia. A alta das commodities também deu força aos mercados.
O índice da bolsa de Sydney encerrou com ganho de 0,3% e a bolsa de Hong Kong subiu 0,76%, puxada pelos setores bancário e de energia. O índice de Tóquio fechou em baixa de 0,66%.
O índice da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão chegou a subir 1%, mas perdeu força e, às 8h02 (horário de Brasília), avançava 0,47%. Na semana passada, o índice caiu quase 3%.
A China divulga dados da inflação para abril nesta semana. Economistas preveem que o número ficará um pouco mais baixo, por conta da queda dos preços de alimentos.
A bolsa de Xangai ganhou 0,30% e o mercado em Taiwan avançou 0,65% nesta segunda-feira. Cingapura encerrou em alta de 1,21%.
Fonte: Brasil Econômico