Bolsas da Ásia recuam puxadas por aumento de aversão a risco


As Bolsas de Valores da Ásia recuaram nesta quarta-feira, lideradas por mercados na China, em meio à fraqueza de preços de commodities que deixou investidores nervosos e sinalizando aumento de aversão a risco.


A queda de 14% nos preços da prata nesta semana e um crescimento menor que o esperado no setor manufatureiro da China tornaram os investidores avessos a manter grandes posições em ações antes da reunião do Banco Central Europeu, na quinta-feira, e dos dados de abril do mercado de trabalho dos Estados Unidos, que serão informados na sexta-feira.

A confiança dos investidores também ficou negativa depois que o índice S&P 500, que havia atingido pico em três anos na segunda-feira, fechou em baixa pela segunda sessão consecutiva, atingido por temores de que os resultados das empresas não farão frente às expectativas elevadas do mercado.

"Os preços de ativos tinham avançado muito rápido nas últimas semanas", disse Andy Li, estrategista cambial e economista no Commonwealth Bank of Australia, em Cingapura. "Mas continuo vendo os suportes fundamentais enfraquecendo ou já precificados em muitos ativos de risco, incluindo moedas."

O índice MSCI que reúne bolsas da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão recuava 1,24% às 8h16 (horário de Brasília), a 496 pontos. O indicador tem forte correlação com os preços da prata.

A Bolsa de Tóquio não operou por feriado.

Em Xangai, a VBolsa caiu 2,26%. Hong Kong perdeu 1,35% e Taiwan mostrou oscilação positiva de 0,01%. O mercado em Seul caiu 0,91%, Cingapura se desvalorizou em 1,26% e a Bolsa de Sydney fechou em baixa de 0,93%.

Fonte: Folha.com