10 notícias para lidar com os mercados nesta quarta-feira


São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:
1 – Agenda: Inflação, conta corrente e fluxo estrangeiro. Os mercados acompanham indicadores de indústria, imóveis e petróleo nos Estados Unidos, além de números de contas externas e fiscais no Brasil, publicados pelo BC. O Índice de Preços ao Consumidor do Município de São Paulo (IPC-Fipe) subiu 0,47% no período na 3ª quadrissemana de maio, disse a FGV.
2 – Mercados: bolsas sem tendência definida; dados aqui e nos EUA são destaque.As bolsas na Ásia recuaram com receio em torno da recuperação global. Na China, o principal índice de ações caiu pelo 5º dia seguido. Na Europa, os mercados operam sem direção comum. O petróleo cede com o aumento de estoques do produto nos Estados Unidos. Por lá, os índices futuros operam no vermelho. Outras commodities, como o cobre, se valorizam.

3 – Itaú e Bradesco desafiam BC expandindo crédito em mais de 20%. Os três maiores bancos brasileiros estão aumentando suas carteiras de crédito em ritmo superior à meta do Banco Central (BC)para o total do sistema financeiro este ano, aponta reportagem da Bloomberg. O Itaú Unibanco, Bradesco e o Banco do Brasil estimam que os empréstimos vão aumentar entre 15% e 20% com a ampliação dos financiamentos imobiliários e da concessão de recursos a empresas para novas fábricas e lojas. O BC mira crescimento de 13% para o crédito neste ano.
4 – Gabrielli diz que novo plano de negócio está em fase final. O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse que a estatal está em fase final para divulgar seu novo plano de negócios de cinco anos, embora uma data específica não tenha sido mencionada. Ele afirmou ainda que a companhia deve fazer novas captações no mercado de renda fixa este ano. Em janeiro, a Petrobras levantou 6 bilhões de dólares por meio da venda de títulos denominados em dólares. O executivo fez os comentários durante evento na Noruega.
5 – Brasil apoia francesa Christine Lagarde para FMI, diz fonte. O governo brasileiro apoiará nos bastidores a ministra das Finanças da França, Christine Lagarde, para o cargo de diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), disse um funcionário do governo. Ela oficializou nesta manhã sua candidatura ao cargo. O Brasil não vai explicitar o apoio a Lagarde para evitar um mal-estar com o México, que tem como candidato o presidente do banco central do país, Agustin Carstens, segundo a fonte consultada pela Bloomberg.
6 – Nuvem de cinzas afetará hoje Polônia e norte da Alemanha. A nuvem de cinzas procedentes do vulcão islandês Grimsvötn afetará nesta quarta-feira o tráfego aéreo no norte da Alemanha e na Polônia, mas não impedirá os voos no resto da Europa, segundo a Agência Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol). A agência espera uma evolução propícia da situação nos próximos dias.
7 – Câmara aprova emenda que anistia desmatadores no Código Florestal. A Emenda 164, de autoria do deputado Paulo Piau (PMDB-MG), que libera plantações e pastos feitos em áreas de preservação permanente (APPs) até julho de 2008, foi aprovada pela Câmara, no começo da madrugada de hoje (25), por 273 votos favoráveis, 182 contrários e 2 abstenções.
8 – Silvio Santos deve vender lojas do Baú em até 90 dias, diz site. O empresário e apresentador de televisão Silvio Santos começou a se desfazer de parte de suas empresas. A venda de algumas das 30 companhias do grupo é uma tentativa de reestruturar os negócios após o escândalo envolvendo o seu ex-banco, o Panamericano. A primeira delas foi a Braspag, de pagamentos digitais, comprada nesta semana por 40 milhões de reais pela Cielo. A próxima é o Baú da Felicidade, informa reportagem do iG. A expectativa do grupo é fechar o negócio entre 60 e 90 dias.
9 – Mais três empresas desistem das obras de Belo Monte. Quase todas as empresas que integraram o consórcio vencedor do leilão da Hidrelétrica de Belo Monte, em abril do ano passado, devem deixar a sociedade, informa reportagem do O Estado de S. Paulo. De sexta-feira até a última terça-feira, 24, três empresas privadas fizeram pedido formal para sair do grupo investidor Norte Energia: Galvão Engenharia, Serveng e Cetenco. A Contern, do Grupo Bertin, fará o comunicado nos próximos dias.
10 – Proposta de reestruturação da Oi agrada minoritários, diz jornal. A proposta da Oi de uma reestruturação societária a preços de mercado foi bem recebida pelo mercado, informa hoje a reportagem do Valor Econômico. As cinco diferentes ações da companhia tiveram altas expressivas, da ordem de 10%. Os investidores entenderam que a mudança pode ser o primeiro passo da Oi para dar adeus à velha Telemar - empresa com um histórico de desentendimentos com os acionistas minoritários.
Fonte: Exame.com