10 notícias para lidar com os mercados nesta sexta-feira
São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:
1 – Agenda: IPCA-15 e conta corrente na Europa são destaques. O IBGE divulga o IPCA-15 de maio, com a prévia do índice usado pelo Banco Central para calibrar a política monetária. Ainda no Brasil, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, participa de almoço com representantes do Instituto para Desenvolvimento do Varejo, em São Paulo, às 13h. No exterior, o Banco Central Europeu (BCE) apresenta dados das contas externas e de confiança do consumidor. Na Ásia, o Banco do Japão não alterou a taxa básica de juros, atualmente fixada em 0,1% ao ano. No calendário corporativo, não estão previstos balanços que possam impactar os mercados nos Estados Unidos, Europa, Ásia e Brasil.
2 – Mercados: Petróleo sobe no exterior; IPCA-15 pode afetar DI. Commodities como petróleo, cobre e produtos agrícolas avançam com especulações sobre aumento da demanda e redução da oferta. As bolsas europeias operam em alta. Os juros dos títulos americanos apontam baixa com apostas em manutenção dos estímulos pelo Federal Reserve, enquanto as taxas da Grécia sobem com receio em torno da dívida do país. No Brasil, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo - 15 pode afetar os juros futuros, que ontem subiram com a expectativa de um ajuste monetário prolongado para conter a inflação.
3 – Eike pagará duas vezes mais que Petrobras em captação da OGX. A estreia do bilionário Eike Batista no mercado internacional de dívida pode obrigar a OGX Petróleo & Gás a pagar o dobro da taxa da estatal Petrobras numa captação externa. Os títulos da empresa de Eike foram classificados como junk, ou alto risco. A OGX pretende captar 2 bilhões de dólares em títulos denominados em dólar a um rendimento de 7,5%, ou cerca de 500 pontos-base a mais do que papéis do Tesouro americano.
4 –Petrobras deve anunciar novo plano de investimento hoje, diz jornal. A estatal brasileira deve anunciar hoje seu novo plano estratégico, depois de uma semana de intensos esforços para cortar ou adiar investimentos que já estão em andamento ou programados, informa reportagem do jornal Valor Econômico. Ontem, na reunião semanal da diretoria executiva, os diretores deram os últimos retoques no plano de investimentos do período 2011-2015.
5 – Tombini: BC tem trabalho à frente para conter inflação. A atividade econômica e o crédito estão em ritmo de moderação, e a inflação corrente deve atingir níveis menores no período à frente, mas levá-la ao centro da meta em 2012 ainda demandará trabalho, afirmou ontem (19) o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. "O Comitê de Política Monetária comunicou a sociedade brasileira e participantes do mercado que temos trabalho à frente para ancorar consistentemente e trazer a inflação à meta de 4,5%", declarou.
6 – Anac vê possível falha no Embraer-190 e altera inspeções. O jato E-190, fabricado pela Embraer e utilizado por companhias como a US Airways Group, devem ser submetidos ainspeções mais frequentemente depois de a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ter encontrado rachaduras em componentes estruturais do avião em testes. Até hoje, a companhia com sede em São José dos Campos, no estado de São Paulo, já entregou 332 aviões desse modelo.
7 – CSN compra companhias na Espanha por quase 1 bilhão de euros. A Companhia Siderúrgica Nacional anunciou na noite de ontem a compra de cinco empresas do grupo espanhol Alfonso Gallardo, um dos maiores produtores de aço da Espanha, por cerca de 1 bilhão de euros. O negocio inclui a Cementos Balboa, Corrugados Azpeitia, Corrugados Lasao, Stahlwerk Thüringene e Gallardo Sections. As companhias produzem desde cimento a aços longos na Espanha e Alemanha.
8 – Oferta secundária da Energias do Brasil pode movimentar R$ 830 milhões. A Energias do Brasil (EDP Brasil) informou hoje que sua acionista controladora, a Energias de Portugal, pediu registro para uma pública secundária de ações da unidade. No âmbito da oferta, a controladora venderá 19.919.510 ações. Outras 1.991.950 ações poderão ser vendidas nas mesmas condições, no caso de exercício de ações suplementares.
9 – Em consultoria, ministro Palocci atendeu ao menos 20 empresas. No centro da primeira turbulência política do governo, o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, decidiu enviar um esclarecimento espontâneo à Procuradoria-Geral da República (PGR) para justificar as atividades econômicas da sua empresa. No documento, ele informa que trabalhou para pelo menos 20 empresas, incluindo bancos, montadoras e indústrias, e que boa parte dos pagamentos foi concentrada entre novembro e dezembro do ano passado.
10 –Brasil Foods tem recomendação rebaixada pelo Credit Suisse. A Brasil Foods, maior exportadora mundial de aves, teve sua recomendação rebaixada de outperform (performance acima da média do mercado) para neutra pelo analista do Credit Suisse, Marcel de Moraes. O preço-alvo por ação foi estabelecido em 34 reais cada, segundo relatório obtido pela Bloomberg News.
Fonte: Exame.com