Maioria das ações na Ásia sobe antes de decisão do BoJ


No dia em que o Banco do Japão começa sua reunião regular que deve mostrar prontidão para afrouxar ainda mais a política monetária, a maior parte das bolsas de valores da Ásia reagiu positivamente.
O índice MSCI de ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão atingiu o maior nível em três anos.
"Em outros países que não o Japão, há movimentos no sentido de elevar a taxa de juros ou de retirar o afrouxamento monetário extremo... Mas no Japão uma grande quantidade de recursos foi colocada no mercado aberto como medida de emergência", disse Tsutomu Soma, administrador sênior do Okasan Securities.
O Banco do Japão (BoJ, central) deve manter sua política monetária ao fim do encontro de dois dias, mas deve sinalizar estar pronto para afrouxar mais sua postura se os impactos do terremoto e do tsunami que atingiram o país ameaçarem colocar a economia em recessão.
A bolsa do Japão, no entanto, foi a exceção da tendência de alta da região, com leve queda do índice Nikkei de 0,32%, a 9.584 pontos, já que prevaleceram as preocupações sobre a produção de manufaturados após o desastre natural ocorrido em março.
Na Austrália, a bolsa subiu 0,26%, para 4.912 pontos. Em Hong Kong houve alta de 0,56%, para 24.285 pontos, e em Xangai a valorização foi de 1,14%, a 3.001 pontos. Em Cingapura, o ganho foi de 0,75%, para 3.170 pontos.
Fonte: Brasil Econômico