Dilma coloca inflação como preocupação "imensa" e diz que combate será acirrado


SÃO PAULO – A presidente Dilma Rousseff reafirmou nesta segunda-feira (25) que o governo continuará trabalhando duramente para combater a inflação, segundo informações da Agência Brasil.


Antes de sua reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, Dilma disse que a preocupação do governo com os preços é "imensa", ressaltando que “não há a hipótese de que o governo se desmobilize diante da inflação. Todas as nossas atenções vão estar voltadas para um combate acirrado”.


Copom e Focus

Na última quarta-feira (20) o Copom (Comitê de Política Monetária) optou por elevar a taxa básica de juro em 0,25 ponto percentual, atingindo o patamar de 12% ao ano. Boa parte do mercado esperava uma atuação mais agressiva, com uma elevação de 0,5 p.p., em meio ao cenário inflacionário ainda em deterioração. 


Já nesta manhã, o relatório Focus  do Banco Central apontou nova elevação na mediana das projeções para a inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) tanto no resultado mensal quanto no acumulado do ano. Segundo os economistas ouvidos pela autoridade monetária, o resultado do índice em abril deverá apontar inflação 0,79%, enquanto para o resultado de 2011, a projeção é de inflação de 6,34%.

Fonte: InfoMoney