Bolsas da Ásia acumulam 1ª queda semanal em um mês


As bolsas de valores da Ásia acumularam a primeira semana de queda em um mês nesta sexta-feira (15/4), com investidores realizando lucros após o rali recente.
O índice da bolsa de Hong Kong caiu 0,02% e o mercado de Xangai teve ganho limitado, de 0,26%, com operadores aguardando uma nova rodada de aperto monetário da China, possivelmente neste fim de semana.

Dados da economia chinesa divulgados nesta sexta-feira mostraram um crescimento econômico e uma inflação que superaram previsões.
Os bancos centrais asiáticos têm usado várias medidas de aperto monetário, com alguns países, como Cingapura, sancionando uma valorização da moeda local para conter a inflação importada.
As bolsas de Sydney, Tóquio e Seul caíram 0,66%, 0,65% e 0,03%, respectivamente. No último pregão, os índices haviam alcançado uma nova máxima de fechamento.
As ações na Índia declinaram 1,57%, pressionadas pela perda de quase 8% na gigante de software Infosys Technologies, que anunciou lucro trimestral abaixo do esperado.
O índice da região Ásia-Pacífico exceto o Japão tinha queda de 0,44% às 8h01 (horário de Brasília), acumulando perda de 1% na semana. O índice sofreu correções após atingir o maior patamar em três anos, na segunda-feira (11/4).
A bolsa de Taiwan retrocedeu 0,96%. Cingapura encerrou em baixa de 0,18%.
Fonte: Brasil Econômico