Bolsas da Ásia fecham trimestre no azul


As Bolsas de Valores asiáticas avançaram nesta quinta-feira, fechando o trimestre no azul apesar dos fortes declínios do início do mês após o desastre no Japão.


Enquanto isso, o iene teve uma desvalorização acumulada no trimestre, por expectativas de que Tóquio tenha de manter a política de juros baixíssimos por mais tempo que a Europa e os Estados Unidos.

O índice das ações da região Ásia-Pacífico exceto o Japão subia 0,84%, rumando para um ganho de 4,7% em março. O mercado teve um forte recuo no começo do mês, após o terremoto e o tsunami que atingiram o Japão em 11 de março, danificando severamente uma usina nuclear e paralisando muitas fábricas. No ano como um todo, o índice acumula alta de 1,2%.

No último dia do ano fiscal japonês, o índice Nikkei da bolsa de Tóquio subiu 0,48%. Em março, o índice perdeu cerca de 8%, o pior resultado mensal desde maio de 2010. No acumulado do ano, a queda é de 5%.

Em Hong Kong, o mercado subiu 0,32% e a Bolsa de Taiwan avançou 0,43%, enquanto o índice referencial de Xangai destoou ao perder 0,94%. Cingapura encerrou em alta de 0,34% e Sydney fechou com ganho de 0,33%.

Segundo analistas, uma decisão essencial para os investidores asiáticos nos próximos meses será entre apostar na China e em outras economias de crescimento rápido ou colocar dinheiro em ativos de menor retorno em economias desenvolvidas.