Bolsas da Ásia fecham em queda por aversão a risco


As bolsas de valores asiáticas fecharam em queda nesta quarta-feira (2/3), com investidores afastando-se de ativos mais arriscados por preocupações com a tensão política crescente na Líbia.

Às 8h16 (horário de Brasília), o índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico exceto o Japão caía 0,82%. Em fevereiro, o índice acumulou queda de 2%.

Embora as ações asiáticas sigam as oscilações do petróleo, os mercados têm sido resistentes em relação aos declínios de janeiro, quando investidores venderam ações por preocupações sobre inflação.
A maior parte das bolsas recuaram após as perdas de Wall Street, onde os principais índices caíram entre 1,4% e 1,6%. O índice de volatilidade CBOE, medidor do nervosismo do mercado, teve forte alta.
A bolsa de Tóquio liderou as perdas, caindo 2,43% devido à venda de contratos futuros. As bolsas de Seul e Taiwan também encerraram em baixa.
O Yahoo Japan teve um dos melhores desempenhos, com a ação se apreciando 4,5% após uma notícia de que a empresa está em negociações avançadas para abandonar sua joint-venture no Japão com a Softbank Corp.
A bolsa de Xangai caiu 0,2%, Hong Kong perdeu 1,5% e Cingapura perdeu 1,31%. Em Sydney, o mercado teve desvalorização de 0,5%.
Fonte: Brasil Econômico