Ibovespa inicia sessão em leve alta, descolada do desempenho externo

SÃO PAULO – O Ibovespa inicia os negócios desta quinta-feira (10) em leve alta de 0,25% a 64.375 pontos, descolado do desempenho externo, que apresenta fortes perdas nesta manhã e, também, revertendo a trajetória de queda observada no último pregão.
No campo doméstico, destaque para a divulgação do IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), que apontou inflação de 0,66%, taxa 0,24 ponto percentual maior do que a apurada no mesmo período do mês anterior. Nas últimas sessões, os índices de preços estão sendo muito aguardados pelo mercado.

Passando para o plano externo, os mercados recuam à medida que aguardam a divulgação do Initial Claims, que mostrará o número de pedidos de seguro-desemprego registrado nos EUA na última semana. A Europa também é referência, trazendo a decisão de política monetária do Banco da Inglaterra, que manteve sua taxa básica de juros.

Dentre os papéis que são negociados nesta manhã, destaque para Gerdau Metalúrgica PN (GOAU4, R 26,70, +2,26%), Cielo ON (CIEL3, R 11,28, +2,08%), Gerdau PN (GGBR4, R 22,35, +1,82%), Bradesco PN ED (BBDC4, R 30,20, +1,55%) e Rossi Residencial ON (RSID3, R 12,27, +1,49%). 

Cenário externo

Nos Estados Unidos, a agenda dessa sessão é mais carregada do que nos últimos dias. Além do Incial Claims, os investidores receberão também o Wholesale Inventories, trazendo informações sobre as vendas e os estoques do setor atacadista norte-americano, e o Treasury Budget, com os dados mensais do orçamento governamental.

Passando para o contexto europeu, além de ter decidido manter sua taxa básica de juros a 0,5% ao ano, o BoE (Bank of England)também optou pela manutenção do programa de estímulos quantitativos. Vale lembrar que a última alteração nos juros ocorreu em março de 2009, quando foi anunciado o corte de 0,5 ponto percentual.

Análise técnica

De acordo com o analista técnico da Gradual Investimento, Régis Chinchila, “o Ibovespa retomou o movimento de baixa, fechando em forte queda. O suporte imediato está em 63.800, apenas perdendo esse ponto a pressão de venda aumentará com próximo apoio em 62.300 pontos”.

Em relação as perspectivas para um movimento de alta, “ algum sinal de melhora, somente voltando a operar acima de 65.000 e principalmente da resistência em 67.000 pontos”, observa Chinchila.

Agenda interna

Para mais tarde, o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp e do Ciesp, Paulo Francini, divulgará à imprensa o Índice de Nível de Emprego da Indústria de São Paulo, referente ao mês de janeiro de 2011. Atenção também para o encerramento do período de reserva das ações da Magnesita (MAGG3).

Dando continuidade à temporada de resultados corporativos, destaque para os números da Cosan (CSAN3). A empresa registrou uma queda de 83,31% em seu lucro líquido do quarto trimestre de 2010, o que corresponde ao valor de R 24,9 milhões. Vale destacar que o mercado projetava algo em torno dos R 113,8 milhões.

Fechamento anterior

O principal índice da bolsa paulista fechou o pregão de quarta-feira em baixa de 2,36%, atingindo 64.217 pontos e registrando uma baixa acumulada no ano de 7,34%. O volume financeiro foi de R 7,51 bilhões.

Fonte: InfoMoney

0 comentários: