Governo de SP e Bovespa lançam financiamento agropecuário

A BMF&Bovespa, em parceria com o governo do Estado, lançou nesta segunda-feira um financiamento agropecuário atraledo a contratos de opções negociados na Bolsa. A intenção é possibilitar que o produtor garanta melhor preço da sua safra em culturas de milho, soja e café arábica e também na negociação de boi gordo.

São Paulo é o primeiro Estado brasileiro a adotar esse tipo de subvenção. O governo do Estado vai custear 50% do prêmio. O teto da subvenção por produtor é R 24 mil.

Os contratos de opções fazem parte da famílias dos derivativos negociados no mercado futuro. Por esses contratos negocia-se o direito de comprar ou de vender um ativo por um preço fixo, numa data futura. Quam adquirir o direito, deve pagar um prêmio ao vendedor como em um acordo de seguro.

Quando o produtor adquire o direto de exercer uma opção de venda, está protegido contra uma eventual queda de preço da safra. Ou seja, se o preço cair até o vencimento do contrato, ele negocia o produto pelo preço estipulado no acordo.

"O produtor pode fazer sua opção pelo melhor preço tendo garantia da sua renda", disse o governador Geraldo Alckmin.

"Opções custam caro e a subvenção é muito importante para o produtor", disse Lúcio Dias, superintendente comercial Cooxupé, a maior cooperativa do Brasil.

Fonte: Folha.com

0 comentários: